Premium Marcações para renovar o Cartão de Cidadão em Lisboa já estão a ser empurradas para agosto

Em Lisboa, as listas de espera para renovar o Cartão de Cidadão por marcação chegam aos três meses. E há quem espere seis horas na fila para conseguir uma senha de atendimento. Por não poder esperar por agendamento, ou por não se dar com "essas coisas da internet".

Para antes de 6 de agosto já não é possível marcar a renovação do Cartão de Cidadão, pelo menos em Lisboa. A agenda está lotada. O tempo de espera por uma marcação na capital mais do que duplica em relação às restantes capitais de distrito do país, mas mesmo assim, em média, é apenas possível agendar o pedido de renovação do documento para o mês seguinte.

Estão já registados para os próximos tempos 25 246 pedidos de renovação do cartão em todo o país, de acordo com dados do Ministério da Justiça. Sendo o número total de emissões de 210 mil. Ou seja, apesar do esforço do governo, apenas uma pequena parte da população opta por agendar o pedido de renovação do Cartão de Cidadão, muitas vezes por já ter o documento caducado e não poder esperar pela data proposta pelos serviços do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).

Ler mais

Exclusivos