Premium Dylan como peregrino a falar para Scorsese em documentário da Netflix

Rolling Thunder Revue - Uma História de Bob Dylan por Martin Scorsese, documentário da Netflix, já está disponível em streaming. Há mais de dez anos que Dylan não se deixava entrevistar para uma câmara. Neste caso, uma câmara de um amigo e fã, Scorsese.

Venha a hipérbole: Rolling Thunder é o documentário musical mais importante dos últimos anos. Não é um testemunho de uma época, uma mera descrição de uma digressão ou um tomar do pulso da América a festejar o seu bicentenário. É tudo isso e muito mais, sendo que esse "muito mais" talvez passe por dar ao espectador acesso a um estado de espírito, precisamente o de Bob Dylan, feliz fora e dento do palco. O Dylan trovador e músico, mas também o Dylan que se abre à câmara de Scorsese para dizer que "não se lembra da Rolling Thunder Revue, ainda não tinha nascido".

Usando imagens de arquivo que demoraram 40 anos a ser montadas e uma fórmula de depoimentos do "antes" (feitas na altura) e do "depois" (recolhidas ao longo dos anos e mais recentemente), o documentário de Scorsese é de uma magnificência que as quatro horas de No Direction Home: Bob Dylan não tinham.

Ler mais

Exclusivos