Premium Legislativas 2019. Todas as condições para a abstenção ser de quase 50%

Por via do recenseamento automático, a dimensão dos dois círculos da emigração vai aumentar mais de seis vezes em número de inscritos. Resultado: a abstenção global poderá subir até aos 49%.

De 43% em 2015 para 48,8% nas legislativas do próximo dia 6 de outubro. A abstenção poderá disparar nas legislativas que se aproximam apenas por efeito administrativo do crescimento exponencial do número de inscritos nos dois círculos da emigração (Europa e fora da Europa).

Esse aumento do número de inscritos ocorre por causa do recenseamento automático. Todos os emigrantes portugueses registados nos consulados portugueses espalhados pelo mundo passaram a estar automaticamente recenseados, não dependendo isso de um ato voluntário de cada um deles.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Livro

Antes delas... ninguém: mulheres que desafiaram o domínio masculino

As Primeiras - Pioneiras Portuguesas num Mundo de Homens é o livro com as biografias de 59 mulheres que se atreveram a entrar nas profissões só de homens. O DN desvenda-lhe aqui oito dessas histórias, da barrista Rosa Ramalho à calceteira Lurdes Baptista ou às 'Seis Marias' enfermeiras-paraqueditas, entre outras