Exclusivo Diretores concluem: manuais do 1.º e do 2.º ano "não são reutilizáveis"
Depois de semanas a apagar manuais escolares - um processo que ainda decorre -, dirigente da Associação de Dirigentes Escolares conclui que os livros dos dois primeiros anos do ensino primário não estão em condições para serem reutilizados.

Presidente da Associação Nacional de Dirigente Escolares diz que "a estrutura dos manuais não está pensada para a reutilização".
© Leonel de Castro/Global Imagens
O Ministério da Educação afirmou nesta quarta-feira que a reutilização dos manuais dos 1.º e 2.º ciclos no ano passado se situou nos 45%. Mas o 1.º e o 2.º ano continuam a ser o calcanhar de Aquiles da medida que tornou os manuais gratuitos até ao 6.º ano. "Em princípio, estes não vão ser reutilizáveis", disse o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel António Pereira, em entrevista ao DN.
A avaliação da capacidade de reutilização dos manuais ainda decorre, depois de o ministério ter alargado o prazo para mais uma semana, com término no dia 5 de julho. Vários professores e funcionários continuam nas escolas a tempo inteiro, responsáveis pela triagem destes livros, apagando o que os alunos lá deixaram escrito e a decidir se podem voltar a ser utilizados por outros. Contudo, já é possível fazer um balanço deste ano letivo. Os dados do Tribunal de Contas relativamente ao ano letivo passado apontam para uma reutilização de 11% nos manuais do 1.º ciclo, mas Manuel António Pereira acredita que a taxa relativa a este ano seja "muito abaixo" da anterior. Somados o 1.º e o 2.º ciclo, apenas 4% dos manuais distribuídos eram em segunda mão, segundo o mesmo relatório.