Premium Costa Pinto: "Será muito difícil ao PSD, com estratégia ao centro, conquistar o que quer que seja"

O investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais (ICS) defende, em entrevista ao DN, que o PSD de Rui Rio deveria apostar na polarização em relação aos socialistas, ou de outro modo corre o risco de uma pesada derrota eleitoral. O centro político está dominado pelo sucesso do atual governo, que retirou muitas das bandeiras ao centro-direita, incluindo a do rigor orçamental.

A aprovação do Orçamento do Estado para 2019 representa o fim de um ciclo de entendimento na geringonça?

Parece óbvio que, à medida que nos vamos aproximando das eleições - e convém lembrar que o ciclo eleitoral está muito próximo, as europeias logo seguidas das legislativas -, é natural que durante os próximos meses, no caso dos partidos que apoiaram o governo, se acentue a reivindicação e a demarcação em relação ao Partido Socialista. E que haja mesmo a capitalização de algumas medidas que foram tomadas pelo governo.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Alentejo

Clínicos gerais mantêm a urgência de pediatria aberta. "É como ir ao mecânico ali à igreja"

No hospital de Santiago do Cacém só há um pediatra no quadro e em idade de reforma. As urgências são asseguradas por este, um tarefeiro, clínicos gerais e médicos sem especialidade. Quando não estão, os doentes têm de fazer cem quilómetros para se dirigirem a outra unidade de saúde. O Alentejo é a região do país com menos pediatras, 38, segundo dados do ministério da Saúde, que desde o início do ano já gastou mais de 800 mil euros em tarefeiros para a pediatria.