Nos próximos tempos o mercado português vai continuar a apostar abundantemente em estreias de cinema. Talvez por isso a Netflix começa também a acelerar o ritmo de estreia dos seus filmes originais. São muitos títulos e com um piscar de olho a diversos públicos, ainda que os pesos-pesados, os novos de Martin Scorsese ou de Noah Baumbach, só devam chegar mais para a temporada outono-inverno..Do escaparate das próximas estreias dos Netflix originais destaca-se A Loja de Unicórnios, de e com Brie Larson, já neste mês. Um filme que foi estreado no Festival de Toronto de há dois anos e que esteve na gaveta talvez à espera da consagração popular da atriz-realizadora Brie Larson após o caso Captain Marvel..Trata-se de um filme algo falhado, um conto surreal a querer ter um caos criativo à Spike Jonze. A história de uma mulher que talvez nunca tenha abandonado a sua obsessão infantil: conhecer um unicórnio. Qual não é o seu espanto quando recebe um convite para visitar uma loja de unicórnios. O filme é marcado por um arrojado registo histriónico dos atores, em especial de Brie Larson e Samuel L. Jackson. Trata-se de uma clara aposta da Netflix num produto indie, pena só que seja com uma obra manietada com alguns procedimentos hipsters bem dispensáveis....Na senda de Um Lugar Silencioso e de Às Cegas, mais um filme que nos mostra uma América assolada pelo apocalipse e onde uma comunidade tenta sobreviver. Chama-se The Silence - Silêncio de Morte e é realizado por John R. Leonetti, com Stanley Tucci no papel principal. Aqui, o truque é ninguém falar ou fazer barulho não vá aparecer um ser maléfico vindo sabe-se lá de onde (pelo trailer parece que chegam de ancestrais grutas). O cinema americano a dar voltas no tema do silêncio. A Netflix anda a perseguir conceitos de terror, curioso....Pensado num público mais feminino, no dia 19 a Netflix aposta em Someone Great/Alguém Especial, de Jennifer Kaytin Robinson, comédia romântica com alguma causa feminista. Uma intriga que anda à volta de um casal de jovens nova-iorquinos em rota de separação por uma decisão de mudança de cidade. A curiosidade é perceber se a fórmula romântica não ultrapassa uma energia urbana que transparece nas primeiras imagens que já estão a circular na net. Pode ser também o filme que vai fazer de Gina Rodríguez (Horizonte Profundo - Desastre no Golfo) numa estrela de cinema..The Perfect Date/O Par Perfeito, de Chris Nelson, chega já para a semana e é feito para chegar ao coração dos adolescentes. A história de um estudante que desenvolve uma aplicação para servir como duplo em encontros amorosos. De todos os títulos da Netflix é aquele que parece ter menos chance de se tornar mediático, bem ao contrário de Dolemite Is My Name, de Craig Brewer, com Eddie Murphy na pele de Dolemite, um lendário "chulo" da comunidade afro-americana nos anos 1970. Diz-se que pode ser um verdadeiro comeback para o ator de O Caça-Polícias..Alguma curiosidade para 6 Underground, de Michael Bay, filme de ação com Ryan Reynolds e Lídia Franco. A estreia não está ainda marcada mas poderá ser para muito breve. Um conto sobre um grupo de milionários que forja a sua morte para atuarem em modo vigilante contra os piores criminosos..Em junho, o cliente habitual da Netflix estará de regresso - Adam Sandler é a estrela de Murder Mystery, comédia policial de Kyle Newacheck, em que Sandler e Jennifer Anniston são dois turistas americanos na Europa que se metem em sarilhos com a polícia francesa..Amy Phoeler é a estrela e realizadora de Wine Country, comédia feminina também com Tina Fey. Trata-se de um road movie sobre um aniversário passado na zona de Napa, na Califórnia. Estreia já em maio e de certeza que não vai estar no Festival de Cannes..Nas salas de cinema.Para lá da oferta em streaming, a próxima temporada nas salas é marcada por alguns blockbusters, por certo fundamentais para contrariar a tendência de retirada de espectadores. O grande destaque é Avengers: Endgame, dos manos Russo, o derradeiro filme da dream team da Marvel. Estreia-se a 25 de abril e nos EUA fala-se que pode bater todos os recordes de bilheteira, mesmo com mais de três horas de duração..Agosto é o mês da estreia de Era Uma Vez... em Hollywood, de Quentin Tarantino, viagem pela memória de Hollywood e alguns dos seus mitos nos anos 1960 com a morte de Sharon Tate em fundo. Leonardo DiCaprio, Al Pacino e Brad Pitt são as estrelas do filme mais aguardado do ano..Como não poderia deixar de ser, a aposta nas animações continua fortíssima, com óbvio destaque para o novo da Pixar, Toy Story 4, de Josh Cooley, novas aventuras de Buzz Lightyear, Woody e agora o novo brinquedo, Forky. Chega em junho..Junho é também o mês de Yesterday , de Danny Boyle, fantasia cómica num mundo sem os Beatles mas com um chico-esperto que capitaliza as canções dos Fab Four..Antes, em finais de maio, chega Rocketman, de Dexter Fletcher, com Taron Egerton como o jovem Elton John..No que toca a cinema europeu, ainda neste mês teremos o Urso de Ouro de Berlim 2018, Não Me Toques, de Adina Pintilie, que é uma espécie de César Monteiro do cinema romeno, ao passo que mais à frente chega Celle Que Vous Croyez, de Safy Nebbou, filme-sensação em Berlim 2019, com uma Binoche verdadeiramente espantosa num grande retrato de uma mulher carente..Varda por Agnès, filme-testamento de Agnès Varda tem estreia marcada para junho. Trata-se de uma forma de júbilo para celebrar o legado da cineasta..No que toca ao cinema português, enquanto não chega em agosto o muito esperado Variações, de João Maia, veremos ainda Caminhos Magnétikos, de Edgar Pêra, e Tony Carreira - Até ao Último Concerto, de Jorge Pelicano, documentário para os fãs do artista português. A temporada não deve ainda incluir os novos de Gonçalo Waddington, Pedro Costa ou João Nicolau...