Portugueses valorizam limpeza dos espaços de alojamento.
Portugueses valorizam limpeza dos espaços de alojamento.Maria João Gala / Global Imagens

Preço e limpeza colocam portugueses no pódio dos hóspedes mais exigentes

Espanhóis, italianos e portugueses são os que pior classificam os alojamentos locais.
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Os turistas portugueses que optam por se hospedar em alojamento local (AL) são muito exigentes e críticos. Os critérios preço-qualidade e a limpeza do espaço são alvo de exame minucioso e também aqueles que piores avaliações têm dos hóspedes lusos. Os espanhóis e os italianos são ainda mais rigorosos nestes aspetos. Numa tendência que parece muito mediterrânica, os turistas destes três países ocupam o pódio dos hóspedes que dão as mais baixas classificações aos estabelecimentos onde pernoitam em lazer.

Os espanhóis apresentam-se como os mais insatisfeitos com os alojamentos, distinguindo-se como a nacionalidade que frequentemente dá a classificação mais baixa. Seguem-se os italianos e a fechar este pódio estão os portugueses, conclui a análise da RentalReady, uma plataforma de gestão de propriedades utilizado por gestores de AL de todo o mundo. O estudo comparou os níveis de satisfação dos hóspedes em diversos parâmetros, desde limpeza, processo de check-in, localização ou relação qualidade-preço.

Já a liderança do top 10 dos hóspedes mais satisfeitos e que reservaram estadias no portefólio internacional do RentalReady é ocupada pelos norte-americanos. Estes turistas apresentam-se como os mais felizes e também como os mais generosos nas avaliações, já que 68% destes hóspedes deixam uma classificação de 5 estrelas. Os britânicos e os brasileiros completam o pódio dos mais satisfeitos com a escolha do AL, ambos a dar a classificação máxima em 64% das estadias. Os critérios mais valorizados nas classificações são o processo de check-in, a localização da propriedade, a comunicação, e a coerência e transparência da informação.

Apesar de muito críticos, 55% dos portugueses acabam por dar a classificação máxima ao AL, ou seja, 5 estrelas. Apenas 3% dos turistas lusos dá 1 estrela e 27% classificam com 4. Já os espanhóis são os hóspedes que mais frequentemente avaliam as experiências com 1 estrela (3%) e menos com 5 (48%). Os italianos têm por hábito dar uma avaliação intermédia de 3 estrelas (4%), e os neerlandeses parecem evitar extremos, respondendo por uma das mais baixas percentagens de 1 estrela (1%) e de 5 estrelas (49%), sendo os hóspedes que mais vezes avaliam estadias com 4 estrelas (37%).

O estudo do RentalReady, sistema de gestão de propriedades criado pela GuestReady, teve por base a análise das avaliações de mais de um milhão de hóspedes que reservaram unidades de alojamento na Europa, Médio Oriente, África e América do Norte.

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