O Congee Laba é feito com vários ingredientes e reflete o desejo auspicioso das pessoas por uma colheita abundante.
O Congee Laba é feito com vários ingredientes e reflete o desejo auspicioso das pessoas por uma colheita abundante.D.R. / Macao Daily News

O prelúdio do Ano Novo Lunar:  o Festival de Laba

Hoje é o Festival de Laba, uma festa tradicional chinesa com 2000 anos de história. Nas dinastias Tang e Song, surgiu o costume de comer congee Laba para celebrar boas colheitas. O Festival de Laba anunciam a chegada em breve do Festival da Primavera, e dá-se início aos preparativos para o Ano Novo Lunar.
Publicado a
Atualizado a

O Festival de Laba é um dos festivais tradicionais chineses. O nome deriva das palavras chinesas La (o 12º mês) e Ba (oito), significando o 8º dia do 12º mês. Durante este dia, é costume comer congee Laba. Há várias versões populares sobre a origem deste festival. A história do Feijão encarnado para afastar fantasmas é uma das lendas populares. 

Era uma vez os filhos de um antigo rei que morreram e se transformaram em maus espíritos que assustavam as crianças. Pensava-se que estes espíritos eram a causa das doenças infantis. Cientes de que eles temiam o feijão encarnado, as pessoas cozinhavam congee com o feijão encarnado no dia 8 do 12º mês para afastar os maus espíritos.

Outra versão tem a ver com o imperador Zhu Yuanzhang, fundador da Dinastia Ming (1368-1644). Conta-se que antes de se tornar imperador, fora encarcerado, sofrendo de frio e fome. Felizmente, encontrou, na toca de um rato, alguns feijões encarnados, arroz, tâmaras e outros cereais, com os quais conseguiu fazer congee para sobreviver ao frio extremo. Quando Zhu Yuanzhang se tornou imperador, para comemorar os seus dias difíceis na cela, estabeleceu o dia em que fez congee pela primeira vez como o Festival de Laba, e nomeou o congee como Congee Laba.

O Templo Lingyin, situado em Hangzhou, na Província de Zhejiang, segue a tradição anual de cozinhar Congee Laba, do primeiro ao oitavo dia do 12º mês, e distribuí-lo gratuitamente ao público. O Congee é feito com 12 ingredientes em cerca de três horas e meia. Foto: D.R. / Macao Daily News

Há mais de dois mil anos que os nossos antigos já tinham o costume de homenagear os antepassados e afastar os maus espíritos no final de cada ano. Essa prática é conhecida como o Ritual de homenagem da época do 12º mês. Contudo, a data exata não estava fixada. Foi somente durante o período das dinastias do Norte e do Sul (420-589) que foi fixada no 8º dia do último mês no calendário lunar e, por isso, esse dia passou a ser designado Laba.

A tradição de comer congee Laba durante o Festival de Laba surgiu durante as dinastias Tang e Song (618-1279). Naquela altura, o Budismo, que havia sido introduzido na China vindo da antiga Índia, começava a ganhar seguidores, o que levou à repetida construção de templos por todo o país.

Para prestar homenagem a Siddhartha Gautama, que se tornou no Buda no 8º dia do 12º mês lunar, os templos imitaram a lenda, em que a pastora cozinhou a Papa de Leite (um prato feito de leite e cereais) para Siddhartha antes de ele se tornar Buda. Esta prática dos templos expandiu-se gradualmente e foi aceite pela população em geral, e assim passou a ser um costume popular.

O Congee Laba prenuncia a chegada do Festival da Primavera. Além de boas colheitas, a diversidade dos ingredientes nas festividades do congee laba também simboliza a reunião das energias dos cinco elementos - o metal, a madeira, a água, o fogo e a terra -, que trarão boa sorte às famílias. Foto: D.R. / Macao Daily News

O congee original era feito com pequenos feijões encarnados. Com o passar do tempo, os ingredientes foram variando de região para região, mas há sempre alguns em comum: por exemplo há cereais como arroz, painço, arroz glutinoso, soja, feijão encarnado e mungo. Também são comuns os frutos secos como tâmaras, amendoins, sementes de lótus, amêndoas, longanas secas e passas de uva.

A abundância de ingredientes simboliza um ano de boa colheita.

Para além do congee Laba, há também uma tradição de fazer o vinagre Laba, assim como de consumir alho, tofu e massa Laba em algumas regiões.

O alho Laba é popular na região Norte da China. As pessoas colocam os dentes de alho descascados em boiões fechados e, depois, enchem-nos com vinagre e selam-nos. O alho em conserva no vinagre vai lentamente assumindo um tom esverdeado e, por fim, fica completamente verdinho, como o jade.

Em algumas regiões do Norte da China, existe a tradição de comer alho Laba, uma iguaria com um sabor muito especial, por norma servido com Jiaozi durante o Ano Novo Lunar. Foto: D.R. / Macao Daily News

Ó Meninos, não sejam gulosos! /Logo depois do Festival de Laba,/ vem o Ano Novo Lunar / comam o Congee Laba por alguns dias, / e chega o 23º dia do último mês do ano.” (Isto significa que faltam alguns dias para o Ano Novo lunar). Os versos são de uma canção folclórica chinesa muito popular designada Todos ocupados para a preparação da Passagem do Ano Novo.

As pessoas cantam a canção a partir do Festival de Laba e até ao Festival da Primavera. O Festival de Laba significa que está para breve a chegada do Festival da Primavera, o mais importante para os chineses. Durante os 20 e tal dias entre os dois festivais, todas as pessoas ficam ocupadas com os preparativos para o Ano Novo Chinês e suas festividades.



INICIATIVA DO MACAO DAILY NEWS

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt