Nobel da Economia atribuído a Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt

Nobel da Economia atribuído a Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt

Este foi o útimo prémio da época.
Publicado a
Atualizado a

O prémio Nobel da Economia, o último a ser entregue este ano, foi atribuído esta segunda-feira, 13 de outubro, a Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt.

Segundo explicou o Comité do Nobel, a distinção acontece por "por terem explicado o crescimento económico impulsionado pela inovação". Mais concretamente, Joel Mokyr, 79 anos, identificou os "pré-requisitos para o crescimento sustentado através do progresso tecnológico", ganhando metade do prémio; ao passo que os outros dois laureados, o francês Aghion, de 69 anos, e o canadiano Howitt, de 79 anos, desenvolveram a "teoria do crescimento sustentado através da destruição criativa".

“É um Prémio Nobel, de alguma forma, que era esperado um dia, ou seja, o contributo destes três autores é fundamental em termos quer da chamada economia do desenvolvimento, quer também no papel que a inovação tem para o avanço da economia, quer em países desenvolvidos, quer em vias de desenvolvimento”, disse à Lusa Nuno Cunha Rodrigues, presidente da Autoridade da Concorrência, que gravou uma entrevista online com o Nobel da Economia Philippe Aghion momentos antes do anúncio do prémio. Uma entrevista que será apresentada na Conferência de Lisboa a 23 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa.

“Eu creio que à hora a que foi entrevistado, ele ainda não sabia [do prémio]”, relatou o líder da AdC, considerando que se tratou de uma “coincidência muito singular”.

“Tivemos a ocasião de comentar sobre vários artigos científicos dele e acho que, no momento em que a Europa está a falhar na inovação, está a falhar no desenvolvimento tecnológico, o contributo que ele dá e que na entrevista referiu é decisivo para tentar relançar a União Europeia e a Europa como um continente de progresso e desenvolvimento”, destacou o responsável da AdC.

Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt