Christine Lagarde promete que fica até ao fim à frente do BCE
O mandato de presidente do Banco Central Europeu (BCE) é para cumprir até ao fim, clarificou Christine Lagarde, esta quinta-feira, quando questionada sobre uma notícia do Financial Times (FT) que dava como possível a sua saída precoce para ir dirigir o Fórum Económico Mundial.
"Estou completamente determinada em cumprir a missão" e "completamente determinada em completar o meu mandato no BCE [que termina em outubro de 2027]", confirmou a presidente da autoridade monetária, esta quinta-feira, 5 de junho, em Frankfurt.
Recorde-se que Lagarde foi indigitada pelo Conselho Europeu como presidente do BCE em outubro de 2019 "por um período não renovável de oito anos". Cumpriu já mais de metade do mandato, fará este ano seis anos.
A ex-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) veio substituir o presidente cessante, Mario Draghi, a partir de 1 de novembro de 2019, recorda o próprio BCE no site oficial.
Na passada quarta-feira, a 28 de maio, o Financial Times noticiou que Lagarde manteve conversações ao mais alto nível, com Klaus Schwab, que visariam a saída antecipada de Lagarde do BCE para ir dirigir o Fórum Económico Mundial.
Razão: suceder a próprio Klaus Schwab, que abandonou o cargo de presidente do Fórum.
Este justificou a decisão com a sua idade avançada (Schwab, que é o fundador da instituição sediada em Davos, Suíça, tem 88 anos de idade), mas outras versões da história. Surgiram relatos de que Schwab fez coisas erradas enquanto líder do Fórum, estando já a ser investigado internamente por alegadas "más práticas".
Certo é que Schwab demitiu-se com efeitos imediatos em abril, tendo o grupo Fórum Económico Mundial confirmado que lançou uma investigação ao ex-presidente "na sequência de uma carta de um denunciante que alega a existência de má conduta" da parte de Schwab. Este nega tudo, claro.
Segundo a notícia do FT da semana passada, Lagarde, que ainda tem mais de dois anos de mandato pela frete, teria "mantido conversações sobre a possibilidade de assumir a direção do FEM há vários anos e encontrou-se pela última vez com Klaus Schwab, antigo diretor do FEM, em abril, para discutir um plano de sucessão".
Segundo a Reuters, Schwab terá dito que Lagarde – que também faz parte do conselho de administração do Fórum – seria o nome "no centro dos seus planos para nomear um novo diretor e que ambos discutiram prazos e até mesmo disposições práticas, incluindo alojamento para Lagarde".
À Reuters, fonte oficial do BCE disse na semana passada que "a Presidente Lagarde sempre esteve totalmente empenhada em cumprir a sua missão e está determinada a concluir o seu mandato".
Esta quinta-feira, foi a própria a garantir sob os holofotes da conferência de imprensa em Frankfurt que fica até ao fim no BCE.