Compras na época de Natal registam aumento de 15%. MB Way cresce mais de 40% face a 2023
A época natalícia levou este ano mais portugueses a comprar nas lojas físicas e online. O consumo nesta quadra festiva voltou a crescer em 2024, registando um aumento de 15% no número e no valor total de compras realizadas entre os dias 1 e 24 de dezembro, face ao mesmo período de 2023, segundo os dados do SIBS Analytics revelados esta terça-feira.
"O dia em que se registaram mais compras foi a 23 de dezembro, com mais de 10 milhões de compras registadas", sendo que foi na véspera de Natal que se registou "o maior pico de transações por segundo, com 402 transações a serem realizadas às 11h37", indica a dona do MB Way em comunicado.
Aliás, também o MB WAY registou uma subida neste período festivo, sendo uma das escolhas preferidas dos consumidores portugueses na hora de fazer as compras de Natal. Durante a época natalícia, o MB Way registou um "crescimento significativo nas transações" "tanto em compras físicas (+43%) como em compras online (+44%)".
Os dados mostram ainda que em termos de evolução do consumo, o comércio online manteve a tendência de crescimento, ao representar 21% em valor e 19% em número do total de compras realizadas entre dia 1 e 24 de dezembro, diz a nota da SIBS. Desta forma, regista-se "um aumento de 30% em número e 36% em valor face ao ano anterior".
Também "as compras em loja registaram um aumento de 11% em número e 10% em valor", adianta a empresa responsável pela gestão do Multibanco.
No que se refere aos setores de maior crescimento no número de compras de Natal, o destaque vai para Brinquedos e Jogos (+69%). Seguem-se os segmentos Decoração e Casa (+59%), Perfumaria e Cosmética (+46%) e Moda e Acessórios (+39%), "quando comparados com a média mensal de janeiro a novembro de 2024".
Os dados do SIBS Analytics indicam também que em relação ao consumo de estrangeiros em Portugal, durante a época natalícia, "o número de compras físicas aumentou 12% em número e 4% em valor face ao mesmo período em 2023".
Em sentido inverso, "as compras físicas realizadas por portugueses no estrangeiro diminuíram ligeiramente, com reduções de 2% no número de transações e de 6% no valor", conclui a SIBS.
A análise feita pela SIBS considera compras em lojas físicas dos cartões portugueses na rede Multibanco e os pagamentos 'online' de cartões portugueses, incluindo os pagamentos com MB WAY.