Luís Montenegro, primeiro-ministro
Luís Montenegro, primeiro-ministroEPA/OLIVIER HOSLET

Bruxelas dá aval preliminar ao 6.º pedido de pagamento de Portugal

As reformas e investimentos abrangem setores estratégicos como saúde, sistema judicial, habitação, gestão de incêndios florestais, energias renováveis e melhoria do ambiente de negócios.
Publicado a
Atualizado a

A Comissão Europeia deu esta segunda-feira, 29 de junho, um parecer preliminar favorável ao sexto pedido de pagamento apresentado por Portugal no quadro do programa NextGenerationEU, no valor de 1,34 mil milhões de euros.

O pedido, submetido em 14 de novembro de 2024, foi aprovado após o cumprimento bem sucedido de 32 marcos e metas estabelecidos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com um comunicado do executivo comunitário, as reformas e investimentos abrangem setores estratégicos como saúde, sistema judicial, habitação, gestão de incêndios florestais, energias renováveis e melhoria do ambiente de negócios.

A avaliação preliminar foi enviada ao Comité Económico e Financeiro, que dispõe de quatro semanas para emitir o seu parecer, após o qual a Comissão adota a decisão final, podendo avançar o pagamento.

No total, o plano de recuperação português é financiado por 22,2 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos, destinados a impulsionar o crescimento sustentável e a reforçar os serviços públicos no país.

O Comité Económico e Financeiro da União Europeia (UE) foi criado para promover a coordenação das políticas entre os Estados-Membros, emitindo pareceres a pedido do Conselho da UE ou da Comissão Europeia

Luís Montenegro, primeiro-ministro
Governo está a trabalhar “afincadamente para não perder um tostão de subvenções do PRR”
Luís Montenegro, primeiro-ministro
Montenegro diz que Governo não tenciona reprogramar verbas do PRR para novos projetos de defesa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt