INE. Agosto com "redução menos intensa da atividade económica"

Instituto Nacional de Estatística destaca o faceto de se registarem "reduções expressivas mas progressivamente menos intensas entre junho e agosto.

A tendência já se fez sentir em junho e julho e volta a manifestar-se em agosto, com a redução da atividade económica a avançar a um ritmo mais lento.

"Em Portugal, não considerando médias móveis de três meses, a atividade económica tem vindo a registar reduções expressivas mas progressivamente menos intensas entre junho e agosto", indica o Instituto Nacional de Estatística no destaque divulgado esta quinta-feira.

"O indicador de confiança dos consumidores aumentou em agosto, após ter diminuído no mês anterior, tendo o indicador de clima económico continuado a recuperar em agosto, à semelhança dos três meses anteriores, das fortes reduções verificadas em abril", aponta o gabinete de estatística.

"A informação proveniente dos indicadores de curto prazo disponível até julho continua a apontar para uma diminuição significativa da atividade económica em termos homólogos, porém de forma menos intensa", aponta na Síntese Económica de Conjuntura.

A confiança aumentou em todos os setores de atividade, mas "de forma mais expressiva nos serviços e no comércio, recuperando também na construção e obras públicas e na indústria transformadora", acrescenta o INE.

A sustentar esta melhoria estão também os pagamentos na rede multibanco e as vendas de carros. "O montante global de levantamentos nacionais, de pagamentos de serviços e de compras em terminais de pagamento automático na rede multibanco diminuiu 8,1% em agosto, em termos homólogos, após ter diminuído 9,7% em julho.

As vendas de veículos automóveis registaram taxas de variação homóloga de -0,1% nos automóveis ligeiros de passageiros, -40,5% nos comerciais ligeiros e -7,2% nos veículos pesados (-17,6%, -19,4% e 67,3% em julho, respetivamente)", aponta a gabinete de estatística. Notícia atualizada às 11h30

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG