Federação dá por concluídos os campeonatos sem vencedores
A FPF decidiu fechar a temporada de futsal, futebol feminino, bem como o Campeonato de Portugal e a Liga Revelação por entender não existirem condições de saúde pública.
A direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu esta quarta-feira dar por terminadas as provas nacionais de seniores não-profissionais de futebol e futsal, masculino e feminino, sem que haja campeões nem regime de subidas e descidas de divisão.
Relacionados
A decisão foi tomada, de acordo com o comunicado federativo, depois de uma reunião, por teleconferência, com as associações distritais e regionais, na qual foi concluído que "continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras possam treinar e competir em segurança".
Nesse sentido, informa que "analisará e comunicará com a maior brevidade possível" como serão indicados "os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
No âmbito da FPF estão o Campeonato de Portugal (terceiro escalão do futebol nacional), a Liga Revelação (sub-23) e os campeonatos e Taças de Portugal de futsal masculino e feminino. A FPF já tinha cancelado os campeonatos de todos os escalões de formação, que também se encontram sob a sua alçada.
Neste momento, mantém-se apenas em aberto os campeonatos profissionais organizados pela Liga, ou seja a I e II Liga, bem como a final da Taça de Portugal, organizada pela FPF.
Eis o comunicado na íntegra:
"A FPF reuniu-se, esta quarta-feira, por teleconferência, com as associações distritais e regionais para análise do impacto da pandemia covid-19 no futebol sénior não-profissional.
A FPF entende que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança.
Por outro lado, vigora em Portugal o Estado de Emergência, pelo menos, até ao dia 17 de abril, sendo possível a sua prorrogação.
Estas circunstâncias impedem o normal decurso das competições, sendo imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva.
Assim, a Direção da FPF entendeu dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas.
A FPF analisará e comunicará com a maior brevidade possível de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino.
A FPF continuará a estudar com as associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições nacionais não-profissionais na época 2020/21."