Viagem atribulada. Martín Anselmi desafia Cruz Azul e viaja para o Porto sem acordo entre clubes
Cruz Azul

Viagem atribulada. Martín Anselmi desafia Cruz Azul e viaja para o Porto sem acordo entre clubes

Emblema mexicano e FC Porto não se entendem quanto ao valor da cláusula de rescisão do técnico, que foi notificado para se apresentar ao trabalho já no aeroporto e decidiu viajar na mesma na esperança que os clubes se entendam.
Publicado a
Atualizado a

Viagem atribulada. Martín Anselmi está tão entusiasmado com o convite para treinar o FC Porto que esperou dez horas no Aeroporto Internacional da Cidade do México para embarcar rumo a Madrid, onde fará a ligação com Portugal. Segundo se pode ler na imprensa mexicana, além do treinador argentino se apresentar no aeroporto da Cidade do México sem se aperceber que a hora do voo tinha mudado, como ficou sem metade da equipa técnica em pleno aeroporto.

Anselmi ainda pediu às autoridades aeroportuárias para o ajudar a evitar a exposição pública face à presença de dezenas de jornalistas, mas foi informado que tinha mesmo de passar pelos repórteres de modo a proceder a todos os formalismos de segurança. O que fez de boné na cabeça e rosto fechado, libertando uma declaração, dizendo que o FC Porto o informou que já há acordo com o Cruz Azul.

Viagem atribulada. Martín Anselmi desafia Cruz Azul e viaja para o Porto sem acordo entre clubes
Da influência de Bielsa aos três centrais. Cinco factos sobre Anselmi, o treinador que está a um passo do FC Porto

Mas pelos vistos não. Ainda segundo os media mexicanos, dois elementos da equipa técnica - Luis Pasteur e o preparador físico Diego Bottaioli - abandonaram o seu líder em plena sala de espera do aeroporto e regressaram a casa quando receberam uma notificação para se apresentarem no clube... que ainda não teria recebido o valor da cláusula de rescisão.

O Cruz Azul ameaçou mesmo o treinador com sanções legais. Através de uma carta, o clube mexicano solicitou que o técnico se reintegra-se "de forma imediata e dê cumprimento aos seus compromissos contratuais", mas o argentino já estava em pleno voo. "Caso não se apresente no dia de amanhã [hoje] nas instalações do Cruz Azul (...), através da presente fica formalmente notificado que a sua conduta será tomada como incumprimento do seu contrato desportivo de trabalho datado de 20 de dezembro de 2023, modificado na data de 29 de abril de 2024 e cuja vigência é até 30 de junho de 2027", pode ler-se na carta divulgada.

O emblema mexicano lembra que o abandono do posto de trabalho levará a sanções e acrescenta: "Lamentamos profundamente este comportamento da sua parte, mais ainda quando esta instituição cumpriu sempre as suas obrigações contratuais, além de lhe dar todo o apoio para o seu crescimento profissional."

O Cruz Azul reclama uma indemnização de 5 milhões de dólares (cerca de 4,8 milhões de euros), mas, tal como admitiu ontem o presidente André Villas-Boas, há uma cláusula no contrato que permite ao treinador a saída para um tubarão europeu a troco de 2,8 milhões de euros. E foi essa que foi acionada. O presidente do emblema mexicano não considera o FC Porto "um tubarão" europeu ao contrário do líder dos dragões.

Enquanto isto, Martín Anselmi está a viajar para Porto, onde o espera um contrato de duas épocas e meia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt