Da influência de Bielsa aos três centrais. Cinco factos sobre Anselmi, o treinador que está a um passo do FC Porto
Martín Anselmi, 39 anos, está muito perto de se tornar treinador do FC Porto. Entre os dragões e o técnico está já tudo acertado para um contrato válido por duas épocas e meia, estando ainda a faltar o entendimento com o Cruz Azul, do México, que está a pedir cerca de cinco milhões de euros para o libertar. Tudo indica, porém, que o acordo estará para muito breve, de forma a Anselmi poder viajar para Portugal ainda nesta quinta-feira e poder estar no banco do FC Porto no jogo de domingo, no Dragão, frente ao Santa Clara.
1 - Nasceu em Rosário, na Argentina, a 11 de julho de 1985 (39 anos). Começou por estudar jornalismo desportivo, mas nunca exerceu, optando pela carreira de treinador apesar de nunca ter sido jogador de futebol. Tem como mentor Marcelo Bielsa, o famoso técnico argentino que influenciou treinadores como Pep Guardiola e Mauricio Pochettino - a paixão pelos métodos de Bielsa levaram-no, em 2012, a vender uma mota para poder assistir ao vivo à final da Taça do Rei, entre o Bilbau de Bielsa e o Barcelona de Guardiola.
2 - O FC Porto será o primeiro clube que vai orientar na Europa, depois de como treinador principal ter orientado o Unión La Calera (Chile), o Independiente del Valle (Equador) e o Cruz Azul (México), clube com o qual ainda tem contrato e está neste momento a tentar desvincular-se.
3 - Em toda a carreira já conquistou um total de três troféus, todos pelo Independiente del Valle, do Equador: uma Taça Sul-Americana, uma Recopa Sul-Americana (ganha ao Flamengo de Vítor Pereira) e uma Supertaça do Equador, somando um total de 47 vitórias, 10 empates e 18 derrotas.
4 - No Cruz Azul, onde chegou em 2024, implementou um sistema de três centrais com um ala em cada corredor. Costuma também atuar com um médio ofensivo no apoio aos dois avançados, num estilo 3X4X1X2. A posse de bola é outra das imagens de marca das equipas que orienta e priveligia sempre o coletivo: "Uma equipa significa que um grupo, um conjunto de indivíduos, deixa de ter os seus objetivos pessoais e passa a ter um objetivo muito maior, um propósito, e que opta sempre pelo bem comum."
5 - Será o quinto treinador de nacionalidade argentina do FC Porto, depois de Eladio Vaschetto, Alejandro Scopelli, Francisco Reboredo e Lino Taioli nas décadas de 1940 e 1950. O último técnico estrangeiro dos portistas tinha sido o espanhol Julen Lopetegui (2014-16).