Martín Anselmi, a escolha surpresa para treinar o FC Porto

Martín Anselmi, a escolha surpresa para treinar o FC Porto

Argentino está contratualmente ligado ao Cruz Azul, do México, mas tem uma cláusula de rescisão baixa. Negociações estão muito avançadas e já deverá orientar os dragões com o Santa Clara. Esta quinta-feira frente ao Olympiacos, na Liga Europa, o interino José Tavares promete equipa competitiva.
Publicado a
Atualizado a

Martín Anselmi, 39 anos, está muito perto de se tornar no novo treinador do FC Porto. A notícia foi avançada esta quarta-feira pelo canal latino-americano ESPN, a dar conta de negociações muito avançadas entre as duas partes e inclusive a existência de um pré-acordo entre o técnico de nacionalidade argentina e a SAD portista. Falta unicamente fechar a negociação com o Cruz Azul, do México, clube com o qual Anselmi tem contrato até 2027.

O treinador sul-americano tem uma cláusula de rescisão de cerca de três milhões de euros no contrato com o Cruz Azul, mas o emblema mexicano pode libertá-lo por uma verba mais baixa e permitir que o técnico cumpra o sonho de treinar na Europa.

A ESPN garantiu ainda que o argentino se fará acompanhar de alguns elementos da sua equipa técnica - Facundo Oreja, Luis Patur, Diego Bottaoili, Alberto Sigata e Darío Herrera.

Apesar de relativamente novo, Anselmi tem já uma longa carreira. Começou em 2016 como adjunto no Independiente, da Argentina, e foi durante vários anos braço direito de outros treinadores no Atlanta (Argentina), Universidad Católica (Equador), Independiente del Valle (Equador) e no Internacional (Brasil).

Em 2022 deu início a uma carreira como treinador principal no Unión La Calera, do Chile. E no mesmo ano regressou ao Independiente del Valle, do Equador, onde em duas temporadas deu nas vistas ao conquistar uma Taça Sul-Americana, uma Recopa Sul-Americana (ganha ao Flamengo de Vítor Pereira) e ainda uma Taça e uma Supertaça do Equador, somando um total de 47 vitórias, 10 empates e 18 derrotas.

Tudo indica que as negociações com o Cruz Azul serão fechadas durante esta quinta-feira e que já será Anselmi a orientar a equipa no jogo de domingo frente ao Santa Clara, da I Liga, no Dragão - o treinador tem à sua espera um contrato válido por duas temporadas e meia.

O técnico argentino, a tal solução “fora da caixa”, terá sido uma indicação de Jorge Costa, atual diretor do futebol dos dragões, que no passado foi representado pelo português Hugo Cajuda, curiosamente o atual agente de Anselmi. O nome do argentino já estava na órbita da SAD portista há algum tempo, desde que os maus resultados começaram a colocar em causa a continuidade de Vítor Bruno. E recentemente foi associado ao Botafogo e ao Corinthians, do Brasil.

Anselmi será o quinto treinador de nacionalidade argentina do FC Porto, depois de Eladio Vaschetto, Alejandro Scopelli, Francisco Reboredo e Lino Taioli nas décadas de 1940 e 1950. O último técnico estrangeiro dos portistas tinha sido o espanhol Julen Lopetegui (2014-16).

Tavares promete FC Porto forte com o Olympiacos

Esta quinta-feira, diante do Olympiacos, na sétima jornada da Liga Europa, a equipa será orientada pelo interino José Tavares, promovido após o despedimento de Vítor Bruno na madrugada de segunda-feira.Um jogo onde os dragões precisam de somar pontos (estão atualmente na 19.ª posição)

“Posso garantir que teremos um FC Porto competitivo, forte e capaz de lutar pela vitória. Temos homens de caráter, campeões, que precisam desta confiança que por vezes faltou, e que acredito está a crescer novamente”, disse o técnico, que terá a missão de inverter uma série de três derrotas consecutivas.

Questionado se o brasileiro Pepê, que tinha sido afastado pelo anterior treinador Vítor Bruno, por alegados motivos disciplinares, integra as opções, José Tavares foi esclarecedor. “Todos os jogadores que estiveram no treino estão disponíveis para serem convocados, e o Pepê incluindo”, assumiu.

nuno.fernandes@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt