Presidente recebeu atletas campeões do mundo em Belém.
Presidente recebeu atletas campeões do mundo em Belém.MIGUEL A. LOPES

Seleção de futebol sub-17 é recebida com festa em Lisboa; Marcelo vai condecorar jogadores com Ordem do Mérito

Campeões do mundo tiveram receção de centenas de adeptos e familiares no Aeroporto Humberto Delgado e seguiram rumo à Belém.
Publicado a
Atualizado a

A seleção portuguesa de futebol sub-17 aterrou no início da tarde deste sábado, 29 de novembro, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, depois de conquistar o título mundial inédito na quinta-feira (28), em Doha. A equipa, que venceu a Áustria por 1-0 na final, foi recebida por centenas de adeptos e familiares que encheram a zona de chegadas.

Os jogadores seguiram depois num autocarro panorâmico rumo a Belém, cantando o hino nacional enquanto festejavam a conquista. Já no autocarro, Rafael Quintas, atleta do Benfica e capitão da equipa, falou ao Canal 11.

“É um momento incrível para nós”, afirmou, antes de sublinhar a importância do apoio recebido: “São os adeptos que são muito importantes para nós, que nos apoiaram toda esta jornada no Campeonato do Mundo e queremos continuar a festejar com eles agora.” O jovem médio explicou ainda o alívio do regresso: “Um mês e pouco fora. É muito tempo e agora queremos aproveitar com os nossos".

Também ao Canal 11, Matheus Mide, médio do FC Porto e eleito melhor jogador do torneio, descreveu o que sentiu ao sagrar-se campeão. “Este mundial foi a coisa mais feliz da minha vida. Eu não sei exprimir o que estou a sentir, acho que ainda não percebi bem o que aconteceu”, afirmou. “Sinto que trabalhei muito bem nesse mundial, mas se não fosse o trabalho da equipa, não seria possível. É uma equipa muito especial”.

Anísio Cabral, autor do golo do título na final e melhor marcador português no torneio, foi igualmente muito festejado pelos adeptos. Em declarações ao Canal 11, disse: “A final foi perfeita, jogámos com coração, jogámos com alma e representámos Portugal da melhor maneira possível. agora é aproveitar ao máximo, isso é só uma vez na vida.”

Já o treinador, Bino Maçães, destacou o percurso da equipa ao longo dos últimos anos. “É um privilégio, um orgulho, depois de tudo que nós passamos nos últimos três anos. Depois de ganhar o Campeonato da Europa, repetimos o desempenho no Campeonato do Mundo, com tanto tempo longe de casa, jogos difíceis, e os jogadores tiveram uma grande capacidade de recuperação e representaram Portugal da melhor forma.

Marcelo irá condecorar jogadores

Da receção no aeroporto, os campeões do mundo seguiram para Belém, onde foram recebidos pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, antes de rumarem à Cidade do Futebol, em Oeiras. O Presidente da República anunciou que vai condecorar com a Ordem do Mérito os jogadores da seleção nacional de futebol de sub-17 que conquistaram o campeonato mundial, numa cerimónia marcada para 02 de janeiro.

“Vai ser a entrega da Ordem do Mérito aos condecorados mais jovens nestas circunstâncias. Mas vocês merecem. Espero que percebam o que isto significa para Portugal no mundo e para Portugal cá dentro”, afirmou o chefe de Estado na recepção no Palácio de Belém.

Presidente da República posa para "selfie" com jogadores.
Presidente da República posa para "selfie" com jogadores.MIGUEL A. LOPES

O Presidente da República admitiu que ponderou se deveria condecorar estes jovens, todos menores, mas salientou que conquistaram um feito inédito para Portugal: o campeonato europeu há alguns meses e, esta semana, do mundial.

“Mandei saber, haverá medalhas para todos eles? E disseram-me: ‘Presidente, em 48 horas não conseguimos. Não conseguimos, porquê é que não pensaram nisso antes?’ Eu pensei que podíamos vir a chegar a campeões do mundo, tinha dúvidas sobre se devia condecorar jovens tão jovens quanto estes”, contou.

Depois da decisão tomada, o Presidente considerou que “está resolvido o problema”.

“Já conversei com o presidente (da Federação Portuguesa de Futebol), acertámos datas, agora vocês vão descansar, vão agradecer aos clubes, à família, vão tentar perceber o que é que se passou na vossa vida (…) E no dia 02 de janeiro, para começarmos, como deve ser, em força, o próximo ano, cá terei as vossas condecorações com a Ordem do Mérito”, disse.

Este é o terceiro título de campeão do mundo conquistado por Portugal, depois dos triunfos nos Mundiais de sub-20, em 1989, na Arábia Saudita, e 1991, em Portugal, em ambos os casos sob a orientação de Carlos Queiroz.

Com Agência Lusa

Presidente recebeu atletas campeões do mundo em Belém.
Portugal vence a Áustria e sagra-se campeão mundial de sub-17 (veja o golo)
Presidente recebeu atletas campeões do mundo em Belém.
Anísio Cabral foi herói e 34 anos depois Portugal voltou a ser campeão do Mundo

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt