Rafa. Prenda de aniversário para o criativo do Sp. Braga

Teve uma ascensão meteórica no futebol nacional, à mesma velocidade com que rompe pelas defesas contrárias. No dia em completou 23 anos foi convocado para a sua segunda fase final da carreira.

Diz a lenda que o rejeitaram na academia do Sporting, avaliando: "como tu, há aqui muitos". E, provavelmente, só esse veredicto evitou que Rafa Silva chegasse mais cedo à elite do futebol português. No entanto, mal chegou a profissional, o extremo não perdeu tempo e rapidamente se tornou jogador de I Liga e de seleção nacional.

A convocatória para o Euro 2016 chegou como prenda de aniversário para o criativo do Sp. Braga. Rafa Silva completou 23 anos no dia (17 de maio) em que ouviu o selecionador Fernando Santos incluí-lo na lista de 23 jogadores que vão representar Portugal no Campeonato da Europa. No entanto, mais do uma prenda, a chamada é um prémio para o jogador que se assumiu como a maior figura da equipa minhota nas últimas épocas.

Rafa chegou a Braga no início de 2013/14, vindo do Feirense. No emblema fogaceiro completara a formação (feita no Povoense e no Alverca) e tornara-se profissional. O brilho que exibiu na 2.ª Liga logo o catapultou para a 1.ª. E, lançado na equipa arsenalista por Jesualdo Ferreira, Rafa Silva logo chegou à seleção nacional.

Claro que não esperava vir cá. Trabalhei para chegar o mais longe possível. Não esperava estar aqui, mas estou orgulhoso. Mundial? É o sonho de qualquer jogador. O trabalho pode ser bem compensado no final, em março de 2014, quando foi convocado pela primeira vez para a seleção nacional

O extremo estreou-se pela equipa das quinas em março de 2014 e foi um dos "jokers" da convocatória de Paulo Bento para o Mundial desse ano (no qual não jogou qualquer minuto). Ainda foi alternando entre a equipa A e os sub-21 (vice-campeão europeu em 2015). Mas a a qualidade demonstrada em Braga - comandou a equipa minhota até aos quartos-de-final da Liga Europa 2015/16 - voltou a valer-lhe a chamada para a fase final de uma grande competição.

De resto, é provável que este defeso traga mais uma prenda para Rafa Silva (e para os cofres do Sporting de Braga): o extremo é muito cobiçado nas principais ligas europeias, de Portugal a Inglaterra. Resta saber se alguém virá pagar a cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, fixada pelo clube minhoto.

BI

Rafael Alexandre Fernandes Ferreira Silva

Data de nascimento: 17/05/1993 (23 anos)

Naturalidade: Vila Franca de Xira

Altura: 1,70 m

Peso: 63 kg

Clube atual: Sp. Braga

Clubes de formação: Povoense, Alverca e Feirense

Trajeto: Feirense (2012/13), Sp. Braga (desde 2013/14)

Títulos: -

CARREIRA NA SELEÇÃO

Estreia: 5/03/2014, Portugal-Camarôes (5-1)

Internacionalizações: 6

Golos: 0

FASE DE QUALIFICAÇÃO

Jogos: 0

Minutos: 0

Golos: 0

Números

2 - os clubes representados enquanto sénior (Feirense e Sp. Braga)

20 anos - idade com que se estreou na I Liga, pelo Sp. Braga

1 - convocatória para fases finais (Mundial 2014)

6 - internacionalizações A por Portugal

26 - número de golos marcados nas três épocas no Sp. Braga

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG