SAD FC Porto regista lucros recorde de 39,2 milhões de euros
A SAD do Futebol Clube do Porto registou 39,24 milhões de euros em lucro no exercício de 2024/25. Em causa está o melhor resultado na história.
O número reflete uma subida acentuada face ao prejuízo de 21,063 milhões de euros referente à temporada desportiva anterior, em que a atual direção assumiu funções a poucas semanas do fim. Certo é que as melhorias não ficam por aqui.
De acordo com um comunicado da SAD portista à CMVM, o resultado das vendas de passes de futebolistas superou os 100 milhões de euros (os proveitos atingiram 171,5 milhões). A este respeito, a direção destaca as vendas de Evanilson, Galeno e Nico González.
Os custos operacionais caíram 17%, num corte de 29,366 milhões de euros. A maior redução, a este respeito, aconteceu na categoria "fornecimentos e serviços externos", onde se registou um recuo de 10,05 milhões
Ao mesmo tempo, os capitais próprios mantiveram-se negativos, em 10,458 milhões de euros no dia 30 de junho de 2025. Em causa está uma melhoria homóloga (113,761 milhões de euros negativos um ano antes). A liquidez também melhorou, até aos 31,216 milhões de euros negativos, número que compara com os 243,268 milhões de euros negativos no exercício anterior.
Recorde-se que a nova direção do FC Porto venceu eleições em abril de 2024, com André Villas-Boas a suceder a Pinto da Costa na presidência do clube.

