Rui Borges: "Empatar na Luz? Vamos olhar para o jogo para tentar vencê-lo”
O treinador do Sporting garantiu esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que os leões vão entrar no dérbi deste sábado (18h00) na Luz para ganhar ao Benfica.
"Acima de tudo, estamos onde queremos, nas decisões finais. Temos de estar felizes, para já. Focamo-nos no que podemos controlar para estarmos na melhor forma para conseguirmos vencer. Vamos olhar para o jogo para tentar vencê-lo”, começou por dizer Rui Borges, recusando piscar o olho a um eventual empate.
“Empate tem sido uma palavra muito utilizada por vocês, por nós não. O empate leva-nos a ter de ganhar a uma outra grande equipa [Vitória de Guimarães] na última jornada. Temos de ganhar. É o jogo do século. Que seja um grande espetáculo e o Sporting seja vencedor”, explicou.
Questionado sobre se o Sporting se vai apresentar na Luz na expetativa e a apostar no contra-ataque, o técnico leonino apontou para o rival: "Fala-se muito do Sporting, mas nos últimos jogos o Benfica tem feito a maioria dos golos em contra-ataque e ataque rápido. A minha arma é focar-me no que temos feito."
Rui Borges diz que a equipa sentiu ansiedade no jogo com o Gil Vicente devido ao golo sofrido "demasiado cedo", mas que a semana de trabalho tem sido "normal". "O grupo está exatamente como nas outras semanas, com tudo o que implica o jogo. Estamos focados no que podemos controlar. Vejo a equipa muito motivada, ambiciosa, corajosa e com vontade enorme de entrar em jogo”, garantiu o treinador, que afirmou estar "confiante", porque é "um de nascença".
Em relação aos dois dérbis anteriores nesta época, o antigo timoneiro de Moreirense e Vitória de Guimarães, entre outros, referiu que "são sempre jogos diferentes". "Num jogo [da primeira volta do campeonato] o treinador do Sporting tinha acabado de chegar, no outro foi uma final [da Taça da Liga] decidida nos penáltis. O Benfica tem algumas dinâmicas que já tinha, mas este é um jogo que pode decidir o título", explanou.
Sobre Ruben Amorim, que confessou estar a torcer pelo Sporting, Rui Borges disse estar a torcer pelo treinador do Manchester United na final da Liga Europa e confessou-se admirador do compatriota. No entanto, diz que, se os leões forem campeões, a maior fatia do mérito vai para a atual equipa técnica. "Sou um admirador dele. Também conseguiu vir de baixo para cima, pelo seu caráter e competência. Tem uma grande história e mudou o paradigma do Sporting. (...) O grande mérito é da equipa técnica que cá está, mas tanto foi importante o Ruben como o João. Ambos terão algo a festejar", vincou.
O treinador leonino admitiu que este é o jogo mais importante da sua carreira, porque é a primeira vez que pode ser campeão nacional, e disse não estar preocupado por uma eventual derrota colocar em causa a sua continuidade em Alvalade: "Estou focado no que eu posso controlar. O único caminho é ultrapassarmos o adversário, sermos melhores e vencer."
"Estou muito feliz com o que tem sido o meu trajeto. Sou muito frio e focado, não mexe comigo o que podem dizer. Para mim é tudo ruído. Estivemos na final da Taça da Liga, na final da Taça de Portugal e na decisão do campeonato. Só faltou estar na final da Champions”, prosseguiu.
Preparado para uma eventual titularidade de Di María no Benfica, não abriu o jogo sobre se Pote vai fazer parte do onze inicial do Sporting. "Está em cima da mesa qualquer um jogar. Têm de estar todos preparados para jogar e não jogar. Tem tentado crescer no aspeto físico, toda a gente sabe que não está a 100%. Tem crescido e correspondido, está preparado para dar resposta amanhã”, afirmou, à espera de uma grande onda de apoio por parte dos adeptos.