Portugal-Turquia terá árbitro que esteve envolvido em escândalo de manipulação de resultados
O árbitro alemão Felix Zwayer vai dirigir o jogo entre Portugal e Turquia, no sábado, da segunda jornada do Grupo F do Euro2024 de futebol, anunciou esta quinta-feira a UEFA.
Felix Zwayer, que tem 43 anos e é internacional desde 2012, vai ser auxiliado pelos compatriotas Stefan Lupp e Marco Achmüller, enquanto Bastian Dankert vai ser o videoárbitro. Já o espanhol Jesús Gil Manzano será o quarto árbitro.
O árbitro alemão já dirigiu jogos dos escalões jovens de Portugal, mas vai dirigir pela primeira uma partida da equipa principal. Nas competições europeias já arbitrou duelos de FC Porto, Benfica, Sporting e Sporting de Braga.
Zwayer esteve envolvido num dos maiores escândalos do futebol alemão, com manipulações de resultados que ficou conhecido como caso Robert Hoyzer, antigo árbitro que estava envolvido com a máfia das apostas e acabou por ser condenado a dois anos de prisão.
Felix Zwayer era assistente de Hoyzer em 2004 num dos jogos suspeitos da liga regional alemã entre o Wuppertaler e o Werder Bremen II. O jornal Die Zeit revelou em 2013 que a Federação Alemã de Futebol deu como provado que o juiz que vai arbitrar a seleção nacional no sábado recebeu uma quantia em dinheiro (cerca de 300 euros) para favorecer uma das equipas.
Portugal estreou-se no Euro2024 na terça-feira, com uma vitória frente à República Checa, por 2-1, numa partida em que esteve a perder e apenas chegou ao triunfo já no período de descontos, com um golo de Francisco Conceição, que tinha entrado poucos minutos antes.
A equipa das 'quinas' defronta no sábado a Turquia, em partida agendada para as 18:00 locais (17:00 em Lisboa), em Dortmund, num duelo entre os lideres do agrupamento, pois a seleção turca bateu a Geórgia na primeira ronda por 3-1.
No fecho da fase de grupos, Portugal vai defrontar a Geórgia, em jogo agendado para quarta-feira, em Gelsenkirchen.