Oficial: Rúben Amorim é o novo treinador do Manchester United e apresenta-se dia 11
Rúben Amorim é oficialmente o novo treinador do Manchester United, num acordo válido até junho de 2027, anunciou esta sexta-feira o clube inglês, informando que o treinador começa a trabalhar no dia 11.
"O Manchester United está encantado por anunciar a contratação de Rúben Amorim, que será o treinador da equipa principal, num acordo até junho de 2027 com opção de um ano adicional. Amorim vai juntar-se ao Manchester United na segunda-feira, dia 11 de novembro, depois de cumprir as obrigações que tem com o Sporting", pode ler-se no comunicado do Manchester United.
O Sporting, entretanto, também já comunicou a transferência à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM):
"A Sporting SAD chegou a acordo com o Manchester United FC com relação aos termos e condições da saída do treinador Rúben Amorim, em contrapartida do qual o MUFC pagará à Sporting SAD Euro 11.000.000. Adicionalmente, a Sporting SAD terá um benefício de Euro 1.658.000, relativos à extinção de direitos de crédito, registados como passivos e passivos contingentes, em consequência da revogação e renegociação de contratos referentes a comissões de intermediação".
Numa mensagem na rede social X, o clube de Alvalade assinalou a despedida fazendo referência aso troféus conquistados pelo treinador: Escreveram-se páginas de história pelo Sporting Clube de Portugal Míster Rúben Amorim.
"Rúben é um dos jovens treinadores mais entusiasmantes e altamente cotados do futebol europeu. Muito titulado como jogador e treinador, os títulos incluem a conquista da Liga portuguesa por duas vezes, com o Sporting, tendo a primeira sido o primeiro campeonato ganho ao fim de 19 anos", acrescenta a nota do Manchester United.
Confirma-se assim que Amorim ainda vai orientar o Sporting em mais três jogos: esta sexta-feira à noite com o Estrela, terça na Champions com o Manchester City e dia 10 frente ao Sporting de Braga.
O treinador, recorde-se, prometeu na quinta-feira que esta esta noite, depois do jogo com o Estrela da Amadora, iria contar todos os pormenores da transferência que agora foi confirmada oficialmente.
O Sporting vai receber para já um total 11 milhões de euros - 10 milhões relativos à cláusula de rescisão do treinador, e ainda um milhão pelos adjuntos.
A despedida dos leões está marcada para o dia 10 de novembro, curiosamente contra o Sp. Braga, o clube de onde se transferiu para Alvalade com os leões a pagarem a cláusula. O primeiro compromisso no banco do United deverá será a 24 de novembro, no campo do Ipswich.
O antigo médio ruma ao mais importante campeonato do mundo aos 39 anos, após apenas sete temporadas como treinador, num percurso iniciado no Casa Pia e com passagem pelo Sporting de Braga, antes de, em 2019/20, chegar aos 'leões', a troco dos 10 milhões de euros da cláusula de rescisão.
Dois títulos de campeão nacional (2020/21 e 2023/24), três Taças da Liga (2019/20, pelo Sporting de Braga, 2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido Oliveira (2021/22) foram suficientes para convencer o Manchester United na procura do sucessor do holandês Erik ten Hag, num clube que conta com os portugueses Bruno Fernandes e Diogo Dalot.