André Villas-Boas e Farioli
André Villas-Boas e FarioliTwitter FC Porto

Oficial. Francesco Farioli é o novo treinador do FC Porto

Assinou contrato para as próximas duas temporadas, até junho de 2027.
Publicado a
Atualizado a

Francesco Farioli é o novo treinador do FC Porto, anunciou este domingo, 6 de julho, o clube.

O técnico assinou contrato para as próximas duas temporadas, até junho de 2027.

Num vídeo divulgado nas redes sociais pelo FC Porto, em que o treinador circula pelas instalações do clube, fica já claro ao que vem: "Penso que o que posso trazer, e o que trazemos sempre das nossas experiências anteriores, é a mentalidade, o espírito de sacrifício, e este é absolutamente inegociável".

Farioli será apresentado na segunda-feira, 7 de julho, às 12h00, no Estádio do Dragão, numa cerimónia que contará com a presença do presidente do FC Porto, André Villas-Boas.

O técnico, de 36 anos, chega ao FC Porto proveninente do Ajax, para substituir o argentino Martín Anselmi, que deixou o comando dos ‘dragões’ na semana passada, poucos dias após a equipa não ter passado da fase de grupos do Mundial de clubes, que decorre nos Estados Unidos.

André Villas-Boas e Farioli
Quem é Farioli, o “facilitador de processos” que vai treinar o FC Porto

O italiano começou a carreira como treinador de guarda-redes, desempenhando essas funções em emblemas de escalões secundários de Itália, bem como no Benevento e no Sassuolo, sendo que, pelo meio, também trabalhou no Qatar.

A primeira experiência como treinador principal ocorreu no Karagumruk, do principal escalão da Turquia, em 2020/21, antes de se mudar, na época seguinte, para o Alanyaspor, que liderou entre 2022 e 2023.

Em 2023/24, assumiu o comando do Nice, conduzindo a equipa do sul de França ao quinto lugar da Ligue 1 e à qualificação para a Liga Europa, caindo, contudo, nos quartos de final da Taça francesa, perante o Paris Saint-Germain.

Na temporada passada, foi o escolhido para treinar o histórico Ajax e esteve bem lançado para arrebatar o título de campeão dos Países Baixos, uma vez que, a cinco jornadas do final da prova tinha nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado, PSV.

Contudo, na ponta final do campeonato, a formação de Amesterdão foi desperdiçando pontos atrás de pontos e, na penúltima ronda, viu-se ultrapassada pelo conjunto de Eindhoven, que confirmou mesmo a conquista do bicampeonato na derradeira jornada, relegando o Ajax para o segundo posto, com menos um ponto.

Na Taça dos Países Baixos, caiu perante o AZ Alkmaar, nos oitavos de final, a mesma fase em que foi eliminado na Liga Europa, frente aos alemães do Eintracht Frankfurt.

*com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt