Nélson Semedo apto para a Croácia, mas Pepe, Ronaldo e Rúben Neves só com a Irlanda
Pedro Rocha / Global Imagens

Nélson Semedo apto para a Croácia, mas Pepe, Ronaldo e Rúben Neves só com a Irlanda

Pepe ainda continua a recuperar de uma pequena lesão; Cristiano Ronaldo e Rúben Neves só se juntam hoje ao grupo. Selecionador avisa que no Euro não podem acontecer os erros defensivos do jogo com a Finlândia.
Publicado a
Atualizado a

Nélson Semedo está apto para o jogo particular deste sábado frente à Croácia (17.45, RTP1), mas Pepe, Rúben Neves e Cristiano Ronaldo (estes dois últimos só hoje se vão juntar ao grupo) só vão jogar na terça-feira, no último jogo de preparação para o Euro2024 diante da República da Irlanda, anunciou esta sexta-feira Roberto Martínez.

"O plano para o Pepe, por agora, é preparar algo de forma individual. Está a trabalhar com o grupo, mas o foco para ele é jogar contra a Irlanda na terça-feira. O Nelson Semedo está apto. O Rúben Neves e o Cristiano chegam hoje e a família da seleção ficará completa, isso é importante. Cristiano, Rúben e Pepe estarão a trabalhar para terça-feira, mas o Nelson estará apto para o jogo com a Croácia", anunciou o selecionador.

Roberto Martínez deixou ainda grandes elogios a Cristiano Ronaldo, que vai marcar presença na sexta fase final consecutiva de um Campeonato da Europa. E o selecionador diz que conta com o capitão."O Cristiano está a ter desempenhos muito consistentes no seu clube, é um finalizador incrível. Vai fazer o sexto Europeu, um feito único no futebol mundial e essa experiência é importante. Está pronto para ajudar e para dar tudo. Não há outro jogador no futebol mundial que possa trazer ao balneário o que o Cristiano pode", disse.

O selecionador disse encarar com naturalidade o facto de alguns dos convocados poderem mudar de clube durante o Europeu, mas considera que o mercado não vai interferir no rendimento: "É natural e normal, acontece em todos os torneios. Mas são coisas positivas. A notícia negativa é quando um jogador não vem à seleção. Depois, quando estão aqui, estão focados em ajudar. Há momentos de falar muito sobre o próximo projeto desportivo, mas o foco agora é este. Não tenho dúvidas que a nossa preparação vai ser perfeita".

Roberto Martínez encara como satisfação o facto de a média de idades na seleção ser de 26 anos, e que metade dos convocados tenha 25 ou menos. Para o selecionador, "na seleção não há idades", mas sim "valores": "Os jogadores jovens trazem um sonho que é cheio de energia e experiência, têm uma ideia ainda mais clara do caminho que precisamos de fazer. Temos campeões europeus e acho que a mistura, neste momento, é perfeita".

Voltando ao jogo de terça-feira com a Finlândia, que Portugal venceu por 4-2, com algumas desatenções defensivas nos golos, Martínez deixou o aviso: "Coletivamente, não pode haver um período de falta de concentração, a intensidade precisa de estar lá, não há um jogador com responsabilidade de manter isso, atacamos e defendemos com 11. Gostei que tivesse acontecido contra a Finlândia, porque é algo a melhorar e que não pode acontecer num torneio."

E fez depois uma análise à seleção croata: "É uma equipa que gosta da posse de bola, tem um estilo claro. Quando jogadores como Modric, Kovacic e Brozovic não jogam, os outros jogam ao mesmo estilo. O treinador está a fazer um trabalho fantástico, é um adversário competitivo e diferente daqueles que tivemos até ao momento. É para mostrar o nosso nível, é importante ter uma boa estrutura defensiva sem bola, porque o adversário vai tê-la. A Croácia é um exemplo a nível mundial. É um país de quatro milhões de pessoas que tem gerações de futebolistas incríveis."

Sobre o jantar com Marcelo Rebelo de Sousa, quinta-feira à noite em Belém, o selecionador considerou que foi uma noite "muito agradável, uma amostra do nosso Presidente relativamente à importância da seleção para todos os portugueses". "Os jogadores gostaram muito, acho que de certa forma nos tornámos ainda mais preparados", disse.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt