João Sousa sobe um lugar no ranking ATP

O tenista português é agora o 33º do mundo, numa lista liderada pelo sérvio Novak Djokovic

O tenista português João Sousa subiu um lugar no ranking mundial de ténis e fixou-se na 33.ª posição na lista publicada esta segunda-feira, que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

Para esta subida terá contribuído o facto de ter chegado aos quartos-de-final do torneio de Tóquio, há duas semanas, apesar de ter sido eliminado, depois, na primeira ronda em Xangai, na China.

Por sua vez, Gastão Elias manteve a 61.ª posição na hierarquia, Pedro Sousa galgou mais quatro lugares na classificação mundial, surgindo agora na posição 188, a sua melhor classificação de sempre.

Nas duas últimas semanas, Pedro Sousa foi somando vitórias preciosas em torneios challenger (segundo escalão) para reforçar a sua condição de top 200.

Em Campinas, chegou às meias-finais, tendo sido afastado pelo argentino Carlos Berlocq, campeão da última edição do Portugal Open, em 2014. Uma semana depois, chegou aos quartos-de-final de Buenos Aires.

No topo da tabela, o britânico Andy Murray, que no domingo venceu o Masters 1000 de Xangai, aproximou-se de Djokovic e ainda mantém a esperança de terminar o ano na liderança do ranking.

Com a vitória na China, Murray, que há uma semana tinha menos 3695 pontos que o sérvio, reduziu o fosso para 2055 pontos para o sérvio (perdeu nas meias-finais do mesmo torneio), uma margem que permite ao britânico pensar ainda em chegar ao final da temporada no trono do circuito.

Ainda no top 10, o canadiano Milos Raonic, semifinalista em Pequim, subiu à quarta posição, igualando o seu melhor ranking de sempre.

Em femininos, a alemã Angelique Kerber, que há um mês quebrou a hegemonia da norte-americana Serena Williams, continua segura na liderança do ranking mundial, isto apesar de ter sido eliminada na última semana nos quartos-de-final do torneio de Hong Kong.

A portuguesa Michelle Larcher de Brito subiu um lugar e ocupa esta semana a posição 225.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG