Ciclista Iúri Leitão esperou por adversário que caiu e venceu prémio europeu de fair play
Durante a final Olímpica de de omnium em Paris 2024, Iúri Leitão percebeu que o adversário que ia à sua frente na corrida pelo ouro tinha caído e em vez de acelerar... abrandou. O ciclista português optou por não aproveitar a queda do adversário francês Benjamin Thomas, esperando que este recuperasse antes de retomar a competição, mesmo sabendo que iria ficar com a mealha de prata e não iria subir ao pódio. Este gesto de fair play do ciclista português foi agraciado com o prémio European Fair Play Awards, na categoria Spirit of Fair Play.
“Fiz questão de saber que ele estava bem e que poderíamos discutir o ouro de forma justa”, reconheceu no final da prova o ciclista português. Tamanho gesto de altruísmo do ciclista, que depois viria a ser campeão Olímpico de Madison, em parceria com Rui Oliveira, levou o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), com o apoio da Confederação do Desporto de Portugal e da Federação Portuguesa de Ciclismo, a submeter a candidatura de Iúri Leitão ao prémio europeu.
“O IPDJ está comprometido com a valorização e a afirmação do desporto através de valores como a ética e o fair play. São também desígnios do IPDJ. A ação de Iúri Leitão, numa competição deste nível, mereceu, da parte do IPDJ, o devido reconhecimento do mérito e da excelência. Mantemos a esperança de conquistar, com a valorização destes gestos, sobretudo no desporto de alta competição, com enorme visibilidade pública, um desporto com valores”, disse Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, num comunicado enviado às redações.
Iúri Leitão nasceu a 3 de julho de 1998, em Viana do Castelo e desde muito jovem que demonstrou paixão pelo ciclismo, tendo-se fixado no ciclismo de pista. Entre as suas conquistas desportivas, além de ser campeão Olímpico de Madison (2024) e vice-campeão olímpico de Omnium (2024), Iúri é campeão mundial de Omnium (2023), tetracampeão europeu de Scratch (2020, 2022, 2024 e 2025) e campeão europeu de Points Race (2025). Em Paris2024, tornou-se o primeiro atleta português a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos.
A cerimónia de entrega do prémio está agendada para o dia 19, em Olímpia, na Grécia.