"Tenho um enorme orgulho em ser português, temos um país de gente enorme que pode e merece muito", celebrou Ivan.
"Tenho um enorme orgulho em ser português, temos um país de gente enorme que pode e merece muito", celebrou Ivan.Foto: DR

Ivan Domingues no pódio. "Partilho esta vitória com todos os portugueses"

“Sempre disse que o meu sonho era ouvir o Hino Nacional e ver erguer a nossa bandeira no lugar mais alto do pódio", disse o jovem, nascido em Leiria.
Publicado a
Atualizado a

“Sempre disse que o meu sonho era ouvir o Hino Nacional e ver erguer a nossa bandeira no lugar mais alto do pódio. Partilho esta vitória com todos os portugueses, e em particular com a minha família, a minha equipa e todos aqueles que me têm acompanhado". Assim celebrou Ivan Domingues a vitória na corrida sprint da Fórmula 3 este sábado, em Barcelona.

"Tenho um enorme orgulho em ser português, temos um país de gente enorme que pode e merece muito. Partilho esta vitória com todos, com muita felicidade, mas também com muita humildade, porque quero continuar a evoluir e quero mais”, destacou o jovem de 19 anos, em comunicado de imprensa enviado ao DN.

O rookie largou em sexto na corrida e liderou desde a terceira curva. Ao longo de 21 voltas, conseguiu manter uma boa distância de Noah Stromsted (Trident), que sequer conseguiu tentar uma ultrapassagem e acabou por não terminar a corrida após uma saída da pista.

O piloto português também fez a volta mais rápida duas vezes até receber a bandeira quadriculada. Agora, a expetativa está voltada para a corrida deste domingo. “Sabíamos que o início de época seria muito difícil, mas tínhamos que trabalhar e ser resilientes, para continuar a crescer, numa categoria tão competitiva. Vamos manter este foco, trabalhar e procurar sempre dignificar o escudo que carrego no capacete; se possível com outro bom resultado já na corrida de amanhã”, destaca. A corrida ocorre às 7:30 (hora de Lisboa).

Fã de Ayrton Senna e Max Verstappen

Ivan Domingues nasceu em 2006 em Leiria. Aos oito anos, começou a carreira no karting, inspirado pelo pai e pelo irmão, quando tinha apenas 8 anos de idade. Tem como referências no automobilismo o brasileiro Ayrton Senna e o holandês Max Verstappen.

Entre os prémios conquistados estão a Taça de Portugal de Karting e o vice-campeonato nacional de 2017, 2018 e 2019. Aos 14 anos, deixou Portugal para estudar em Itália, que possibilitou o ingresso nas Fórmula 4. Em 2024, na Fórmula Regional Europeia by Alpine (FRECA), o jovem português subiu ao pódio duas vezes foi o melhor rookie em três corridas.

Neste ano, passou para o Campeonato FIA de Fórmula 3, uma das principais antecâmeras da Fórmula 1. Ivan está na equipa Van Amersfoort Racing (VAR), tornando-se assim o primeiro português na categoria em 12 anos.

Confira as fotos da corrida e da vitória

"Tenho um enorme orgulho em ser português, temos um país de gente enorme que pode e merece muito", celebrou Ivan.
Hino de Portugal em Barcelona. Ivan Domingues vence no Grande Prémio de Espanha em F3
"Tenho um enorme orgulho em ser português, temos um país de gente enorme que pode e merece muito", celebrou Ivan.
Ivan Domingues vai correr Mundial F3 a pensar levar a bandeira de Portugal até à F1

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt