Ivan Domingues no pódio. "Partilho esta vitória com todos os portugueses"
“Sempre disse que o meu sonho era ouvir o Hino Nacional e ver erguer a nossa bandeira no lugar mais alto do pódio. Partilho esta vitória com todos os portugueses, e em particular com a minha família, a minha equipa e todos aqueles que me têm acompanhado". Assim celebrou Ivan Domingues a vitória na corrida sprint da Fórmula 3 este sábado, em Barcelona.
"Tenho um enorme orgulho em ser português, temos um país de gente enorme que pode e merece muito. Partilho esta vitória com todos, com muita felicidade, mas também com muita humildade, porque quero continuar a evoluir e quero mais”, destacou o jovem de 19 anos, em comunicado de imprensa enviado ao DN.
O rookie largou em sexto na corrida e liderou desde a terceira curva. Ao longo de 21 voltas, conseguiu manter uma boa distância de Noah Stromsted (Trident), que sequer conseguiu tentar uma ultrapassagem e acabou por não terminar a corrida após uma saída da pista.
O piloto português também fez a volta mais rápida duas vezes até receber a bandeira quadriculada. Agora, a expetativa está voltada para a corrida deste domingo. “Sabíamos que o início de época seria muito difícil, mas tínhamos que trabalhar e ser resilientes, para continuar a crescer, numa categoria tão competitiva. Vamos manter este foco, trabalhar e procurar sempre dignificar o escudo que carrego no capacete; se possível com outro bom resultado já na corrida de amanhã”, destaca. A corrida ocorre às 7:30 (hora de Lisboa).
Fã de Ayrton Senna e Max Verstappen
Ivan Domingues nasceu em 2006 em Leiria. Aos oito anos, começou a carreira no karting, inspirado pelo pai e pelo irmão, quando tinha apenas 8 anos de idade. Tem como referências no automobilismo o brasileiro Ayrton Senna e o holandês Max Verstappen.
Entre os prémios conquistados estão a Taça de Portugal de Karting e o vice-campeonato nacional de 2017, 2018 e 2019. Aos 14 anos, deixou Portugal para estudar em Itália, que possibilitou o ingresso nas Fórmula 4. Em 2024, na Fórmula Regional Europeia by Alpine (FRECA), o jovem português subiu ao pódio duas vezes foi o melhor rookie em três corridas.
Neste ano, passou para o Campeonato FIA de Fórmula 3, uma das principais antecâmeras da Fórmula 1. Ivan está na equipa Van Amersfoort Racing (VAR), tornando-se assim o primeiro português na categoria em 12 anos.
Confira as fotos da corrida e da vitória