Ivan Domingues vai correr Mundial F3 a pensar levar a bandeira de Portugal até à F1

Ivan Domingues vai correr Mundial F3 a pensar levar a bandeira de Portugal até à F1

Jovem piloto de Leiria assinou com a Van Amersfoort Racing para 2025. Há 12 anos, desde Félix da Costa, que um português não corre no campeonato.
Publicado a
Atualizado a

Doze anos depois de António Félix da Costa, Portugal terá um piloto no Mundial de Fórmula 3. Ivan Domingues, piloto português de 18 anos, assinou contrato com a Van Amersfoort Racing (VAR) para a temporada 2025 do Campeonato FIA de F3. Natural de Leiria, o objetivo do jovem piloto é claro: Levar a bandeira de Portugal até à Fórmula 1.

“O meu objetivo é correr com a bandeira de Portugal no Mundial de Fórmula 1. Sei que tenho um grande desafio pela frente, mas estou também perante uma grande oportunidade, que vamos procurar agarrar com toda a força e profissionalismo, para dar mais um passo seguro, rumo à Fórmula 2 e depois à Fórmula 1”, afirmou o piloto de 18 anos, “prometendo ainda ser "embaixador" de Portugal nas pistas e "honrar o talento nacional que sempre lutou muito para realizar-se ao mais alto nível no automobilismo".

Foi a correr pela equipa neerlandesa na Fórmula Regional Europeia by Alpine que Ivan Domingues conseguiu ser o melhor rookie em três corridas e a alcançar dois pódios. “Estamos absolutamente empolgados por receber o Ivan na nossa equipa de F3 para a próxima época. O Ivan já faz parte da nossa família, desde a participação na F4 e na Fórmula Regional Europeia. Demonstrou grandes resultados e determinação, e estamos confiantes de que será uma adição fantástica à nossa equipa. Estamos muito entusiasmados por trabalhar em conjunto, para continuar a alcançar bons resultados em pista e fazer parte do seu desenvolvimento”, afirmou Brad Joyce, chefe da equipa VAR.

O português sobe assim mais um degrau no mundo ao automobilismo de velocidade e estreará o novo monolugar na sessão de testes oficial agendada para Barcelona, de 19 a 21 de fevereiro. “Será o primeiro contacto com um carro novo, que segundo as novas especificações recebe alterações sobretudo nos pneus e no pack aerodinâmico, no sentido de potenciar mais proximidade e oportunidades de ultrapassagem, um pouco à imagem do que se pretende para a Fórmula 1”, disse Ivan Domingues.

Fã de Ayrton Senna e Max Verstappen, tal como quase todos os grandes pilotos de F1, Ivan Domingues começou nos kartings ao 8 anos de idade, seguindo os passos do pai e do irmão. Aos 9 anos participou no primeiro campeonato de Portugal, tendo conquistado a Taça de Portugal e sendo vice-Campeão Nacional em 2017, 2018 e 2019. Aos 14 anos mudou-se para Itália e deu o salto para a Fórmula 4. Agora segue-se a F3...

O Mundial de Fórmula 3 arranca em março, no Grande Prémio da Austrália (Melbourne, 14 a 16 de março) e acompanha o calendário da Fórmula 1 num total de dez Grandes Prémios.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt