Feito inédito no andebol. Portugal em quarto no Mundial após jogo de nervos
EPA/Stian Lysberg Solum

Feito inédito no andebol. Portugal em quarto no Mundial após jogo de nervos

Seleção portuguesa jogou contra a França. Perdeu por um golo
Publicado a
Atualizado a

Portugal classificou-se este domingo na quarta posição no Mundial de Andebol depois de perder contra a França num jogo de nervos, muito renhido em Oslo, na Noruega. Mesmo fora do pódio, foi um feito inédito para a seleção portuguesa. A disputa havia sido classificada pelo selecionador nacional Paulo Jorge Pereira como "tudo ou nada".

Os Heróis do Mar perderam por 35-34, depois de o guarda-redes francês ter defendido o último remate de Portugal.

Esta foi a melhor classificação de sempre de Portugal num Mundial da modalidade.

Na Unity Arena, a seleção portuguesa chegou ao intervalo a perder por 19-17 e, apesar da boa resposta na segunda parte, não conseguiu evitar a derrota por apenas um golo de diferença, desperdiçando uma bola para a igualdade nos últimos segundos.

"Foi um grande jogo. A França é campeã europeia e nós jogámos muito bem, melhor [do que eles] aliás. Depois, por um triz aconteceu [a derrota], mas é espantoso o que esta equipa fez. Foi ganhando e fazendo tombar os gigantes. Só falhou diante da campeã do mundo [Dinamarca, nas meias-finais] e por um triz com a campeã da Europa. É espetacular", avaliou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações à RTP no final da partida.

"Tinham o pavilhão todo com eles. É uma coisa espantosa", salientou o chefe de Estado, que esteve acompanhado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro na tribuna do recinto.

Instantes depois do apito final, Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se ao terreno de jogo para entregar a placa de melhor jogador da partida ao guarda-redes Gustavo Capdeville, autor de 11 defesas em 35 remates, com 31% de eficácia ao longo de quase 42 minutos.

No sábado, o treinador tinha realçado que a equipa lutava pela medalha de Bronze. “Embora seja muito meritório o quarto lugar, nós vamos lutar para levar esta medalha. Tal como eu disse no início, não queria morrer sem ter uma medalha por Portugal”, disse. Com a disputa pelas meias-finais, Portugal já fez história pela primeira vez no Campeonato do Mundo.

Ainda este domingo vai decidir-se o título mundial, com a Dinamarca, que venceu Portugal nas meias-finais e conquistou as três últimas edições da competição, a enfrentar a Croácia.

Feito inédito no andebol. Portugal em quarto no Mundial após jogo de nervos
Selecionador de andebol: “Não quero morrer sem ter uma medalha por Portugal”
Feito inédito no andebol. Portugal em quarto no Mundial após jogo de nervos
Quem são os jogadores que fazem Portugal sonhar no Mundial de andebol?

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt