Fernando Santos mantém o tabu sobre Quaresma

Selecionador diz que tem 24 horas para decidir sobre o jogador do Besiktas e garante que Ronaldo "está bem e recomenda-se"

Fernando Santos disse esta tarde, em conferência de imprensa, que ainda não tem a certeza sobre o onze, mas também já não tem muitas dúvidas sobre a equipa que vai defrontar a Islândia. E recusou falar sobre a renovação do seu contrato: "Estou focado só no Euro".

Leia as declarações do selecionador português:

Expectativa pela estreia?

Há um desejo enorme de começar a jogar. Ao ver as outras seleções a jogar e nós ainda a treinar... é natural. Queremos começar a jogar.

Estado físico de Quaresma?

Em princípio, estará naturalmente nos 23 amanhã. Até lá vamos decidir qual a opção final. Estas 24 horas podem fazer diferença. Mas a decisão só amanhã direi, como o seria também se não tivesse acontecido este episódio.

Críticas do selecionador islandês a atitude de jogadores portugueses como Pepe, Ronaldo ou Bruno Alves?

É uma injustiça. Em relação ao Bruno, conheço-o há muitos anos, foi meu jogador na Grécia e dá sempre tudo o que tem. Tem 85 jogos pela seleção e um cartão vermelho. Se por vezes damos tanta atenção à estatística, é bom que olhemos para este número. Se fosse um jogador violento não teria apenas uma expulsão em 85 jogos.

Quanto ao resto [das críticas] não é importante. O que me importa analisar é que a Islândia tem uma boa equipa, um bom treinador, sabe o que fazer nos vários momentos do jogo, tem muito bons jogadores, é uma equipa fria. Vai ser um jogo muito equilibrado, muito difícil para nós.

Mas acredito que a nossa equipa vai por em campo a qualidade e criatividade que tem e pode levar de vencida a Islândia.

Este Europeu vai ser muito equilibrado na fase grupos, porque o facto de o 3.º poder ser apurado vai fazer com que os jogos sejam mais apertados.

Acredito que a minha equipa pode sair vencedora, naturalmente. É isso que vamos tentar fazer.

Apoio dos emigrantes dá força extra?

É sempre muito importante. Todos vocês sabem quanto é importante o adepto, o apoio do público, principalmente nesses momentos em que é preciso ir lá baixo buscar as forças a trazê-las cá para cima outra vez. Aumenta a carga de energia que temos dentro de nós e ajuda a pô-la cá para fora

Como está a renovação do contrato do selecionador? Depende do que fizer neste Europeu?

Estou focado no campeonato da Europa. Esta estrutura está toda focada aqui no Euro e não vai desviar-se de maneira nenhuma.

Já sabe o 11?

Mais ou menos. Não o dou como garantido, mas estará muito aproximado.

Comentário às palavras do selecionador islandês sobre Portugal?

Conhecemos detalhadamente equipa da Islândia. Isso para mim é que é importante. O resto passa-me ao lado

Qual o estado do Cristiano Ronaldo?

Muito bem e recomenda-se. Está muito motivado desde que chegou. Já vinha, com a conquista da Champions, naturalmente. Ele tem dito que tem um sonho, uma ambição para este Europeu. Está com motivação em alta. Recomenda-se

É a última oportunidade de Cristiano ganhar alguma coisa grande com a seleção?

Ainda vai ter mais alguns anos pela frente. Mas independentemente da idade, dele ou de qualquer outro, vamos jogar como se este fosse último Euro para nós, sem carga negativa. Queremos ganhar agora.

Quaresma é única dúvida?

Não só. Ainda falta um treino. Por isso não se pode dizer que tens o onze já definido. Mas as dúvidas naturalmente são muito reduzidas.

Estratégia para o jogo?

Não vou dizer o que vamos fazer, seria entregar o ouro ao bandido. Agora, temos que fazer duas coisas: atacar bem e defender bem. O golo, no momento em que vier, desde que chegue para a vitória, é bem-vindo.

Pontos fracos e fortes da Islândia?

Jogadores muito competentes, sabem o que fazer durante o jogo. Os jogos que vi mostraram essa qualidade e competência. Equipa muito forte também ao nível individual. Pontos fortes e fracos que encontrei não vou revelar aqui, isso fiz aos meus jogadores.

Ultimo jogo de Portugal deixou água na boca (goleada e exibição com a estónia). Muito diferente do que aconteceu com a seleção que foi ao Mundial do Brasil?

Comparações não são possíveis. São competições diferentes, circunstâncias diferentes. É impossível comparar, os jogadores não são iguais. Estou mais concentrado no que temos de fazer. O passado não conta. Interessa é o presente. E esse vai ser amanhã.

Tática? 4x4x2 sem avançado centro?

4x4x2 ou 4x3x3, não interessa. É uma falsa questão. Interessa é a dinâmica da equipa, criar ocasiões e poder concretizar. Não interessa focar na questão de avançado centro ou não avançado centro. Ronaldo tem 50 golos: se não é avançado centro... . Por aí estou descansado

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG