Com clubes apreensivos com potenciais candidatos, Júlio Mendes avança para a presidência da Liga
Foto: Miguel Pereira/Global Imagens

Com clubes apreensivos com potenciais candidatos, Júlio Mendes avança para a presidência da Liga

Foi presidente do V. Guimarães entre 2012 e 2019 e conquistou uma Taça de Portugal. Integrou a direção da Liga, na temporada 2015/16.
Publicado a
Atualizado a

Júlio Mendes, ex-presidente do Vitória de Gumarães, vai ser candidato à presidência da Liga Portugal, entrando desta forma na corrida à sucessão de Pedro Proença, que cumpre o último mandato e vai avançar para a Federação Portuguesa de Futebol.

Segundo o DN apurou junto de fonte próxima do processo, os clubes estão apreensivos com o perfil dos potenciais candidatos (Alexandrina Cruz, presidente do Rio Ave, João Afonso, que trabalha para a FIFA, e Reinaldo Teixeira, presidente da Associação do Algarve), sobretudo pela falta de experiência no dirigismo clubístico e falta de capacidade para entender os desafios e prioridades dos clubes.

Existe no seio de alguns clubes um receio de que se tratem de candidaturas de continuidade e com falta de coragem e capacidade de liderança para os enormes e complexos desafios estruturantes que a Liga deverá resolver no próximo mandato

Por outro lado, este é um momento determinante para o futebol português onde será necessária uma enorme eficiência na gestão da centralização dos direitos TV, na gestão corrente dos interesses dos clubes, e na criação de um produto atrativo a todos os níveis, que resolva a disparidade tremenda no nível da Liga Portugal face aos principais campeonatos europeus.
 
Nesse sentido, sabe o DN, vários clubes abordaram Júlio Mendes para avançar com a candidatura. O seu perfil e experiência com provas dadas no dirigismo nacional, "bem como a sua independência para defender interesses de clubes I e II Liga agrada a este grupo de clubes e colocam-no a única alternativa séria e credível" disse uma fonte ao DN.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt