"Brasil escreve-se com S!" A outra campanha da seleção brasileira na Copa América
Na Copa América que se realiza dos Estados Unidos, a seleção brasileira de futebol não está apenas focada em recuperar o seu prestígio. A equipa canarinha também iniciou uma cruzada para que os estrangeiros, especialmente os anglófonos, tirem o "z" do seu nome. Porque "Brasil escreve-se com S".
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou a campanha "This is Brasil" (Isto é Brasil), com o propósito de que a palavra "Brazil", como é escrita principalmente em inglês, seja coisa do passado.
Um vídeo divulgado nas redes sociais afirma que o 'Z' é "rígido, quadrado, sem graça", enquanto o 'S' de Brasil, a grafia do nome do país em português, está cheio de "curvas, de vida".
"Como ter uma letra tão quadrada num país onde se joga com a bola mais redonda? Nosso drible já nasce em forma de 'S', a gente até transforma o que é quadrado em bola ou em golo", afirma o vídeo, que tem narração do cantor Jorge Aragão.
A peça é acompanhada por golos icónicos da Seleção, que mostram os movimentos curvilíneos da bola: desde o incrível livre direto de Roberto Carlos contra a França, em 1997, até ao remate decisivo de Carlos Alberto Torres na vitória sobre a Itália na final da Copa do Mundo de 1970.
"A letra 'S' é usada como símbolo do espírito do nosso povo, representando o sorriso, a samba e a ginga que caracterizam a nossa cultura", afirmou a CBF em comunicado.
A entidade explicou que a iniciativa faz parte de uma estratégia de comunicação para reconectar os brasileiros com a Seleção, da qual se distanciaram devido a resultados desportivos adversos e à apropriação por setores conservadores da 'amarelinha'.
O Brasil estreia-se nesta Copa América na próxima segunda-feira (24), contra a Costa Rica, em Inglewood (Califórnia), encerrando a primeira jornada do Grupo D, que também conta com Colômbia e Paraguai.