Adepto do Sporting perde olho em festejos do título após ser atingido por bala de borracha. PSP abre inquérito
ontactouUm adepto do Sporting perdeu um olho na sequência do disparo de uma bala de borracha durante os festejos do título, na zona do Saldanha, em Lisboa, segundo avança o jornal Record.
Comissário do bordo da Tap, o adepto de 28 anos, contou ao jornal que foi operado no hospital de São José, onde ainda se encontra internado, para retirar estilhados do olho esquerdo.
A bala de borracha terá sido disparada por uma shotgun da PSP num momento em que as autoridades tentavam conter o lançamento de pirotecnia pelos adeptos ainda antes da passagem do autocarro com a equipa do Sporting, no sábado à noite.
O adepto diz ao jornal que vai avançar judicialmente contra a PSP e o Estado por negligência.
Em resposta ao pedido de esclarecimentos feito pelo DN, a PSP informa que "quanto aos polícias intervenientes na reposição da ordem pública na Praça Duque de Saldanha, em Lisboa, foi determinada a instauração de processo de inquérito, na PSP, para apurar as circunstâncias em que tal intervenção ocorreu".
A PSP reafirma o que comunicara no balanço da festa do título, em que considerou que "a operação decorreu de forma globalmente tranquila, positiva e serena, tendo-se registado apenas algumas ocorrências pontuais", que lamentava. Em Lisboa deu conta de uma intervenção da Unidade Especial de Polícia da PSP "devido ao arremesso de artigos de pirotecnia (baterias de fogo de artifício) na direção dos polícias, tendo havido necessidade de utilização de meios coercivos por parte da PSP (incluindo o emprego de arma antimotim com recurso a bagos de borracha)".
"Lamentavelmente, a PSP teve conhecimento de ferimentos em cidadãos, aos quais foi prestado todo o auxílio, contactando de imediato o INEM para prestação de socorro especializado e apoio médico", acrescenta agora na resposta ao DN.
"No que concerne à resolução destas ocorrências, para além do apoio e auxílio prestados, foram também identificados os intervenientes feridos para respetiva e ulterior comunicação dos factos conhecidos ao Ministério Público, informação essa já efetuada", acrescenta.
Nessa noite, na capital, foram levantados três autos de notícia por utilização de artigos de pirotecnia, segundo o comunicado da PSP de balanço da operação de sábado.