Áustria ganha o Festival da Eurovisão. Portugal fica em 21.º lugar
Portugal ficou em 21.º lugar na final do Festival Eurovisão da Canção 2025, com 50 pontos, distribuídos entre 37 pontos do júri e 13 do público. A grande vencedora foi a Áustria, com 436 pontos, que superou Israel e Estónia, países que completaram o pódio.
A final do 69.º Festival Eurovisão da Canção realizou-se este sábado em Basileia, na Suíça, com a participação de 26 países. Portugal concorreu com os NAPA, que não eram favoritos para a final, mas classificaram-se com a canção Deslocado.
Veja aqui a atuação dos Napa na final deste sábado:
Os 26 países em competição na final deste sábado foram, por ordem de atuação: Noruega, Luxemburgo, Estónia, Israel, Lituânia, Espanha, Ucrânia, Reino Unido, Áustria, Islândia, Letónia, Países Baixos, Finlândia, Itália, Polónia, Alemanha, Grécia, Arménia, Suíça, Malta, Portugal, Dinamarca, Suécia, França, São Marino e Albânia.
De acordo com a média de várias casas de apostas, calculada pelo ‘site’ eurovisionworld.com, especializado no concurso, pelas 17:00 de sexta-feira, os três favoritos a vencerem este ano o concurso eram Suécia, Áustria e França, com a vitória a recair na canção austríaca.
A representar Áustria esteve o contratenor austríaco-filipino JJ, que participou no programa televisivo austríaco de talentos “Starmania”, e atualmente atua na Ópera de Viena, tendo já participado em várias produções.
Além disso, o intérprete da canção vencedora, “Wasted Love”, estuda música clássica na MUK – Universidade Privada de Música e Arte de Viena.
Veja aqui a atuação vencedora:
A 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção começou com 37 países concorrentes, mas só 26 se apuraram para a final.
Dez foram escolhidos na primeira semifinal, na terça-feira, entre os quais Portugal, e outros dez na segunda, na quinta-feira. Seis países têm entrada direta na final: os chamados ‘Big5’ (Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido) e o país anfitrião, a Suíça, vencedor do concurso no ano passado.