Pintura de Banksy que se auto-destruiu exposta em museu

A Rapariga com Balão pode ser vista gratuitamente no Museu Burda, Alemanha, a partir do dia 3 de março.

A obra de Banksy que se autodestruiu, depois de ter sido leiloada por mais de um milhão de euros, vai ser exposta na Alemanha. A Rapariga com Balão vai ser exposta no Museu Burda, em Baden-Baden a partir do dia 3 de março.

Datada de 2006, a obra que mostra uma rapariga a tentar alcançar um balão em forma de coração, é uma versão em tela de um graffiti de rua no leste de Londres. Em outubro do ano passado foi a leilão e o mundo assistiu à destruição parcial da obra em direto.

O autor veio depois publicar um vídeo onde mostra como planeou a autodestruição da obra e explicar que a ideia era que fosse triturada até ao fim. No entanto a máquina inserida no quadro avariou e só a destruiu parcialmente fazendo disparar o valor da obra.

A pessoa que o comprou, que segundo a leiloeira Sotheby's, é uma cidadã europeia, disse que se sentiu chocada quando a obra se começou a desfazer no leilão, mas que depressa se apercebeu que "ia possuir um pedaço da história da arte".

Em comunicado, Henning Schaper, diretor do museu, espera "grande interesse do público, especialmente jovens e fãs do Banksy", na exposição da obra, lembrando que "é preciso resistir à tentação de exibir a imagem como um troféu", pois isso não seria o que o artista tinha em mente.

De facto Banksy nunca quis expor a sua obra em museus, mas desta vez nada poderá fazer para o impedir visto que a dona do quadro, quando foi contactada pelo museu, aceitou emprestá-la gratuitamente.

Exclusivos

Premium

Gastronomia

Quem vai ganhar em Portugal as próximas estrelas Michelin

É já no próximo dia 20, em Sevilha, que vamos conhecer a composição ibérica das estrelas Michelin para 2020. Estamos em festa, claro, e festejaremos depois com os nossos bravos, mesmo sabendo que serão poucos para o grande nível a que já chegámos. Fernando Melo* escreve sobre os restaurantes que podem ganhar estrelas Michelin em 2020 em Portugal.