O Exorcista - O Crente, vencedor do prémio de melhor marketing experiencial.
O Exorcista - O Crente, vencedor do prémio de melhor marketing experiencial.

Os Global chegaram ao Algarve e premeiam trailers e não só

Os Global Entertainment Awards terminaram no domingo no Algarve. Encontros com a indústria de Hollywood e uma cerimónia para dar visibilidade a quem faz campanhas, trailers e posters dos grandes filmes, séries das plataformas e videojogos. Sónia Balacó foi a apresentadora. 
Publicado a
Atualizado a

O Algarve a receber um evento do cinema e do entretenimento com escala mundial. Foi este fim-de-semana que os Global Entertainment Awards juntaram  na Quinta do Lago uma série de produtores e promotores do cinema mundial para celebrar o melhor do marketing nesta área. Com o apoio da Deadline, publicação online da indústria, esta é uma celebração que tenta dar luz a quem está por detrás das campanhas de promoção dos filmes e das séries, tendo jurados de várias áreas e em todo o mundo.

Trata-se de uma produção britânica com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e que envolveu também alguns dos agentes da produção cinematográfica sediados no Algarve. O resultado pode ser visto na plataforma da Deadline mas toda a cerimónia teve uma produção e eficiência de espetáculo digno do melhor que se faz digitalmente em Hollywood, um daqueles casos que deixa uma interrogação no ar: porque é que não houve mais mediatismo em torno de todo este evento? Um evento que na manhã de sábado teve um debate com os convidados sobre Inteligência Artificial nesta área e uma série de iniciativas que possibilitaram um espírito de networking entre produtores e promotores.

Um CEO feliz com o Algarve

Tim Cole, CEO dos Global, estava visivelmente satisfeito com esta edição, a terceira realizada em Portugal (as primeiras duas chamavam-se World Trailer Awards): “escolhemos Portugal um pouco por acaso, no início, mas agora aqui na organização ganhámos todos um amor grande por este país e a Quinta do Lago é um local fantástico para uma cerimónia de prémios! Estou muito satisfeito pela forma como correu. Sinto mesmo que é preciso reconhecer os profissionais que trabalham com uma incrível paixão e dedicação na promoção do entretenimento. Sem eles, muitos dos filmes e das séries passavam ao lado...”. Este inglês já conquistado pelo acolhimento  do Algarve sente que está a trazer algo de novo à região: “foi também importante termos sido bem acolhidos por Loulé e acho que também é importante trazer aqui estes criativos do setor. Os Global Entertainment Awards promovem a região e, simultaneamente, são uma prova de todo o potencial de cinema que aqui existe, sobretudo a nível de décors para filmar e de meios já existentes”. E não foi por acaso que a escolhida para a apresentar a cerimónia tenha sido uma atriz (que, por acaso, agora é também realizadora) portuguesa, Sónia Balacó, uma anfitriã nata com um inglês acima da média. Aliás, a escolha deste talento não esconde um timing perfeito: em breve chega à Netflix a série internacional Viking- Vahala, onde Sónia é uma das protagonistas. “Isto é um incrível evento de networking! Não é só bom para eles que vêm de fora mas também para os portugueses e estrangeiros que estão no Algarve... Apesar de não ser apresentadora, adorei esta experiência, sobretudo por ter o cinema associado - é a minha praia. Além do mais, com o abrandamento das produções nos EUA e a vinda para a Europa há cada vez mais oportunidades para os atores europeus...”.

A atriz e, agora, realizadora, foi uma das apresentadoras desta primeira edição dos Global Entertainment Awards, no Wyndham Grand Algarve. 

A voz dos portugueses

David Pimentel, vice-presidente da C.M. Loulé, não se espanta que esta organização inglesa e com patrocínios americanos tenha escolhido o seu concelho: “eles sabem que nós sabemos receber como ninguém e o nosso gosto pela diversificação económica. Em Loulé sabemos que o cinema e este tipo de prémios suscita a atenção mundial e alavanca todo o potencial que o Algarve tem. Estamos na Quinta do Lago mas todos os convidados tiveram oportunidade de conhecer mais locais e inclusive o nosso interior. É um imenso orgulho recebermos estes prémios de dimensão mundial!”.

Também Marcus André, da Berliner Creatives, produtora de cinema implantada em Lagoa, esteve presente e destacou a importância desta iniciativa: “qualquer tipo de evento feito fora dos grandes centros é muito importante para a indústria. Os Global Entertainment Awards são muito importantes porque trazem a Portugal players relevantes do mercado como a AMD e a Deadline. Além de atraírem atenção mediática, colocam Portugal no mapa”.

O cinema de terror e o novo Dune

Quanto a prémios, dezenas de criativos do marketing e das campanhas de trailers e promoção estiveram presentes na cerimónia para receber os prémios, alguns presencialmente, outros remotamente via gravação. Uma cerimónia com mais de duas horas de duração, interrupção para fugir da chuva e mais de cinquenta categorias. Destaca-se por exemplo a vitória de O Exorcista - O Crente, de David Gordon Green, no marketing experiencial, onde na Europa, em certas sessões de antestreia, contaram com sustos gerados por atrizes nas escadas das salas. 
Na categoria de “behind-the-scenes” curto, a Disney venceu com Morte em Veneza, de Kenneth Branagh, que mais não é do que um mini making-of preguiçoso com mini-entrevistas demasiado genéricas. Mais significativo o prémio para a Sony para um reel bem montado dos seus grandes momentos na efeméride dos 100 anos. Menção ainda para a forma como o cinema de terror foi agraciado: Gritos 6, de Tyller Gillett e Matt Betinelli-Olpin venceu melhor trailer para redes sociais, enquanto Fala Comigo, sensacional descoberta australiana, levou o Global de melhor “key art”. Talvez o mais ansiado prémio tenha sido o de melhor trailer para Dune Duna Parte Dois, o filme recém-estreado de Dennis Villeneuve. Um trailer com a assinatura de Craig Platt.

dnot@dn.pt


Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt