O Algarve a receber um evento do cinema e do entretenimento com escala mundial. Foi este fim-de-semana que os Global Entertainment Awards juntaram na Quinta do Lago uma série de produtores e promotores do cinema mundial para celebrar o melhor do marketing nesta área. Com o apoio da Deadline, publicação online da indústria, esta é uma celebração que tenta dar luz a quem está por detrás das campanhas de promoção dos filmes e das séries, tendo jurados de várias áreas e em todo o mundo..Trata-se de uma produção britânica com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e que envolveu também alguns dos agentes da produção cinematográfica sediados no Algarve. O resultado pode ser visto na plataforma da Deadline mas toda a cerimónia teve uma produção e eficiência de espetáculo digno do melhor que se faz digitalmente em Hollywood, um daqueles casos que deixa uma interrogação no ar: porque é que não houve mais mediatismo em torno de todo este evento? Um evento que na manhã de sábado teve um debate com os convidados sobre Inteligência Artificial nesta área e uma série de iniciativas que possibilitaram um espírito de networking entre produtores e promotores..Um CEO feliz com o Algarve.Tim Cole, CEO dos Global, estava visivelmente satisfeito com esta edição, a terceira realizada em Portugal (as primeiras duas chamavam-se World Trailer Awards): “escolhemos Portugal um pouco por acaso, no início, mas agora aqui na organização ganhámos todos um amor grande por este país e a Quinta do Lago é um local fantástico para uma cerimónia de prémios! Estou muito satisfeito pela forma como correu. Sinto mesmo que é preciso reconhecer os profissionais que trabalham com uma incrível paixão e dedicação na promoção do entretenimento. Sem eles, muitos dos filmes e das séries passavam ao lado...”. Este inglês já conquistado pelo acolhimento do Algarve sente que está a trazer algo de novo à região: “foi também importante termos sido bem acolhidos por Loulé e acho que também é importante trazer aqui estes criativos do setor. Os Global Entertainment Awards promovem a região e, simultaneamente, são uma prova de todo o potencial de cinema que aqui existe, sobretudo a nível de décors para filmar e de meios já existentes”. E não foi por acaso que a escolhida para a apresentar a cerimónia tenha sido uma atriz (que, por acaso, agora é também realizadora) portuguesa, Sónia Balacó, uma anfitriã nata com um inglês acima da média. Aliás, a escolha deste talento não esconde um timing perfeito: em breve chega à Netflix a série internacional Viking- Vahala, onde Sónia é uma das protagonistas. “Isto é um incrível evento de networking! Não é só bom para eles que vêm de fora mas também para os portugueses e estrangeiros que estão no Algarve... Apesar de não ser apresentadora, adorei esta experiência, sobretudo por ter o cinema associado - é a minha praia. Além do mais, com o abrandamento das produções nos EUA e a vinda para a Europa há cada vez mais oportunidades para os atores europeus...”..A atriz e, agora, realizadora, foi uma das apresentadoras desta primeira edição dos Global Entertainment Awards, no Wyndham Grand Algarve. .A voz dos portugueses.David Pimentel, vice-presidente da C.M. Loulé, não se espanta que esta organização inglesa e com patrocínios americanos tenha escolhido o seu concelho: “eles sabem que nós sabemos receber como ninguém e o nosso gosto pela diversificação económica. Em Loulé sabemos que o cinema e este tipo de prémios suscita a atenção mundial e alavanca todo o potencial que o Algarve tem. Estamos na Quinta do Lago mas todos os convidados tiveram oportunidade de conhecer mais locais e inclusive o nosso interior. É um imenso orgulho recebermos estes prémios de dimensão mundial!”..Também Marcus André, da Berliner Creatives, produtora de cinema implantada em Lagoa, esteve presente e destacou a importância desta iniciativa: “qualquer tipo de evento feito fora dos grandes centros é muito importante para a indústria. Os Global Entertainment Awards são muito importantes porque trazem a Portugal players relevantes do mercado como a AMD e a Deadline. Além de atraírem atenção mediática, colocam Portugal no mapa”..O cinema de terror e o novo Dune.Quanto a prémios, dezenas de criativos do marketing e das campanhas de trailers e promoção estiveram presentes na cerimónia para receber os prémios, alguns presencialmente, outros remotamente via gravação. Uma cerimónia com mais de duas horas de duração, interrupção para fugir da chuva e mais de cinquenta categorias. Destaca-se por exemplo a vitória de O Exorcista - O Crente, de David Gordon Green, no marketing experiencial, onde na Europa, em certas sessões de antestreia, contaram com sustos gerados por atrizes nas escadas das salas. Na categoria de “behind-the-scenes” curto, a Disney venceu com Morte em Veneza, de Kenneth Branagh, que mais não é do que um mini making-of preguiçoso com mini-entrevistas demasiado genéricas. Mais significativo o prémio para a Sony para um reel bem montado dos seus grandes momentos na efeméride dos 100 anos. Menção ainda para a forma como o cinema de terror foi agraciado: Gritos 6, de Tyller Gillett e Matt Betinelli-Olpin venceu melhor trailer para redes sociais, enquanto Fala Comigo, sensacional descoberta australiana, levou o Global de melhor “key art”. Talvez o mais ansiado prémio tenha sido o de melhor trailer para Dune Duna Parte Dois, o filme recém-estreado de Dennis Villeneuve. Um trailer com a assinatura de Craig Platt..dnot@dn.pt