Numa altura em que os ditos cinemas de bairro continuam a apresentar resultados bem satisfatórios, o Cinema Trindade, no centro do Porto, não é exceção. Com uma programação sempre em dispositivo de ciclo ou mesmo de festival intermitente, estas duas salas com o carimbo da Europa Cinemas acreditam no chamariz da rentrée e apresentam propostas de antecipação do que aí vem, muitas vezes em molde de sessão única. Além de antestreias dos filmes mais excitantes do circuito art-house, o Trindade aposta no novíssimo cinema português com um foco de quatro novos filmes..No Portugal Cinema, assim se chama este programa, novos trabalhos de cineastas como Samuel Barbosa, Rodrigo Areias, Carlos Conceição ou Leonor Noivo serão exibidos em primeira mão. Uma vaga de um cinema livre e de pesquisa que é importante estar atento..Samuel Barbosa irá ao Trindade apresentar A Távola do Rocha, documentário exibido recentemente no IndieLisboa depois de uma passagem pelo Festival de Locarno. Trata-se de uma investigação sobre o cinema de Paulo Rocha feita por um dos seus últimos cúmplices. Um filme sobre o cinema e a paixão de um cineasta. Uma primeira obra que viaja em torno das personagens e locais de um realizador que marcou para sempre o cinema português. Para já, para além desta antestreia, não há ainda data de estreia comercial, o que torna ainda mais palpitante esta sessão, tal como Vencidos da Vida, de Rodrigo Areias, um compêndio, uma antologia do cinema deste vimaranense. Em causa estão uma série de curtas, onde se incluem Golias, O Guardador, Corrente, Pixel Frio ou Hollywood Forever, reagrupadas segundo uma lógica que dispensa genéricos e é balizada por imagens que parecem separadores de filmes perdidos - pelo genérico final percebemos que têm títulos: Cinema (2014), com o diretor de fotografia Acácio de Almeida como projecionista; e Cine Teatro (2009), com a atriz mexicana Alheli Guerrero. Cinema mix? Talvez seja melhor acreditar que Vencidos da Vida possa ser um convite de diálogo dos filmes entre si e no qual a música de Legendary Tigerman, Sean Riley & The Slowriders, Morte Shopping e do próprio Rodrigo ganha um peso determinante. Dê por onde der, há um fascínio nestes 65 minutos que não se explica, apenas se sente. Mais tarde, quando se estrear, era recomendável que fosse tratado com o maior dos cuidados, sobretudo depois de já ter passado em streaming na Filmin. Objeto de uma fragilidade convincente....E se Pedro Almodóvar tem privilégio de estrear em sessão única a curta A Voz Humana, o mesmo vai acontecer com Leonor Noivo e Raposa (estreia oficial dia 16), cujos quarenta minutos acabam por ser um desafio ao exibidor. Depois da estreia no FID Marselha, o filme circulou por vários festivais e ganhou um peso próprio. A história de Marta, um ser frágil que entre uma condição de retiro se assemelha a uma raposa fugidia. Construído em sintonia com a própria situação da atriz protagonista, Patrícia Guerreiro, Raposa é uma ave-rara, algures entre uma estética de poesia selvagem e uma ambiguidade de cinema do real. Talvez funcione melhor como "filme de festival", mas não há grandes dúvidas que todos os pretextos para vermos o cinema de Leonor Noivo são bem válidos..Por fim, finalmente a antestreia de Serpentário, a primeira longa de Carlos Conceição, com um fulminante João Arrais, exploração em regime de ensaio puro e duro numa África pós-apocalíptica sob as palavras maternais de Isabel Abreu. Uma bela surpresa que conquistou a Berlinale em 2019..Para além do cinema português, o Trindade aposta nesta rentrée num ciclo de antestreias e sessões únicas de documentários brasileiros. Destaque para Gilberto Gil - Antologia, Vol. 1, de Lula Buarque de Hollanda, que deverá estar presente para apresentar este filme sobre o mítico cantor brasileiro. Estou-me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes é outro dos pratos fortes deste programa. Trata-se de um olhar observacional sobre uma pequena cidade do interior do Brasil dependente da produção de jeans. Dois documentários de luxo numa oferta que vai levar muito cinéfilo ao Porto..dnot@dn.pt