Novo livro de Elena Ferrante chega a Portugal em junho de 2020

"A Vida Mentirosa dos Adultos" será publicado pela Relógio D'Água, tal como os anteriores romances da autora italiana.

La vita bugiarda degli adulti (A Vida Mentirosa dos Adultos), o novo romance de Elena Ferrante, será publicado em Portugal pela Relógio D"Água, tal como tinha acontecidos com as suas outras obras, confirmou a editora.

O livro foi editado em Itália a 7 de Novembro, saindo ao mesmo tempo a versão inglesa. As traduções da obra serão publicadas em simultâneo nos diferentes países em Junho de 2020. "A autora mantém o anonimato e, como é habitual, deverá apenas dar algumas entrevistas por escrito", informa a Relógio D'Água no comunicado enviado aos jornalistas.

A escritoa italiana Elena Ferrante tornou-se conhecida mundialmente com a chamada "Tetralogia de Nápoles" que inclui os romances A Amiga Genial, História do Novo Nome, História de Quem Vai e de Quem Fica e História da Menina Perdida.

"Due anni prima di andarsene di casa mio padre disse a mia madre che ero molto brutta" (Dois anos antes de sair de casa, o meu pai disse à minha mãe que eu era muito feia) é a primeira frase do livro em que, segundo a editora, "uma adolescente percebe que o mundo dos adultos, que ensinam aos mais novos que não se deve mentir, está afinal repleto de falsidade".

A personagem principal da obra é Giovanna Trada, que tem 12 anos no início da narrativa. É filha única e os pais são professores, a mãe, Nella, de latim e grego, o pai, Andrea, de história e filosofia. E há ainda a tia Vittoria, empregada doméstica em casas abastadas, de quem a família se afastou.

No La Repubblica, o escritor e dramaturgo Stefano Massini comparou este romance a A Educação Sentimental, dizendo que La vita bugiarda degli adulti lhe parece uma educação sentimental, na qual a personagem de Frédéric Moreau do romance de Flaubert é agora feminina e se chama Giovanna e em que se põe a nu as hipocrisias da moderna burguesia intelectual napolitana.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG