Morreu Brian Wilson, fundador dos Beach Boys
Morreu esta terça-feira, 11 de junho, o músico Brian Wilson, fundador e principal compositor dos Beach Boys. Tinha 82 anos.
A notícia está a ser avançada pela família na rede social Instagram.
Na publicação, a família pede respeito pela "privacidade" durante o luto.
Em 1961, Brian Wilson fundou os Beach Boys com os seus irmãos Carl e Dennis (era o último vivo), juntamente com o primo Mike Love e o amigo Al Jardine e desde logo a banda foi um sucesso. Em 1962, lançaram o seu primeiro álbum de originais, a que seguiram dois discos de ouro e um de platina em 1963 e, em 1964, três discos de ouro. Aos 22 anos, Brian teve o seu primeiro esgotamento nervoso. Na sequência deste episódio, o músico dedicou-se apenas a escrever e a gravar canções, deixando de atuar ao vivo.
Apesar de uma surdez quase total de um ouvido - que o afetava desde criança -, Brian Wilson acabou por não só compor as canções do grupo, como fazia ainda os arranjos instrumentais e vocais, tocando vários instrumentos e cantava. Conhecido pelas suas harmonias vocais de excelência, o trabalho dos Beach Boys acabaria por ser praticamente obra da mente de Brian Wilson e da sua sensibilidade na composição musical e acabaria por influenciar várias gerações de músicos por todo o mundo.
Com uma vida conturbada, marcada pela toxicodependência, uma relação difícil com o pai e as tareias que dava aos filhos (bem documentadas nas memórias do músico, publicadas em 2016), bem como os abusos de um terapeuta contratado para tratar a sua dependência química, Brian Wilson vivia há alguns anos com uma doença neurodegenerativa semelhante à demência. Este diagnóstico foi tornado público em 2024.
Após alguns anos de silêncio, no início do século XXI, o músico natural de Inglewood, na Califórnia, acabaria por ter uma bem-sucedida carreira a solo.