exclusivo
Cultura
02 fevereiro 2021 às 00h35

Mainstream e uma surpresa: os filmes campeões do confinamento

Cinema Listen, Abaixo de Zero e A Caçada são alguns dos filmes mais vistos pelos portugueses no confinamento nas plataformas e nos clubes de vídeo das operadoras. A comédia O Filme do Bruno Aleixo surpreende e é o mais visto na Filmin.

Entre o mainstream mais previsível e a surpresa mais desconcertante. Assim são as preferências cinéfilas dos portugueses no streaming e nos clubes de vídeo das operadoras. Numa ronda pelo Netflix, Filmin e clubes de vídeo consegue-se perceber que há uma diversidade de públicos e dos quais se extrai um ecletismo capaz de definir algumas tendências de gosto. Um gosto que pode ir desde a comédia pós-moderna ao cinema de Hollywood mais sofisticado.

Na Filmin, plataforma que em Portugal tem gestão da Il Sorpasso, a associação que organiza a Festa do Cinema Italiano, há notícias surpreendentes: O Filme do Bruno Aleixo, de Pedro Santo e João Moreira, foi dos mais vistos nestes dias. Sinal de que a comédia e o cinema português ainda atraem quem segue as novidades. Os subscritores desta plataforma que cresce cada vez mais foram atraídos pelo humor próprio de Bruno Aleixo, personagem lançada na net e depois da SIC Radical.

O Filme do Bruno Aleixo já tinha funcionado bastante bem nas bilheteiras quando foi lançado, no ano passado antes da pandemia, tendo inclusive marcado presença num festival internacional como a Mostra de São Paulo. Uma comédia cujo gancho humorístico é colocar atores como Gonçalo Waddington, Rogério Samora ou Adriano Luz numa trama que mistura géneros como o cinema de terror e o thriller. Esta preferência dos subscritores da Filmin mostra sobretudo a força de uma personagem que brinca bem com a "chico-espertice" lusitana.

Curiosamente, segundo a Filmin, outro dos mais vistos foi Berlin Alexanderplatz, de Burhani Qurbani, filme alemão que chegou à plataforma graças à programação do Kino, a "festa do cinema de expressão de alemão". Esta preferência talvez se explique pelo facto do filme ser um inédito e pela presença do luso-guineense Welket Bungé. Berlin Alexanderplatz é uma adaptação moderna do famoso romance de Alfred Doblin e esteve na competição do último festival de Berlim.

Na Netflix, o top é comandado pela série Lupin, mas o filme mais escolhido pelos portugueses é a novidade Abaixo de Zero, de Lluís Quilez, thriller espanhol bem esgalhado, logo seguido de A Grande Escavação, de Simon Stone, evocação de um achado arqueológico na Inglaterra das vésperas da Segunda Guerra Mundial, e Tigre Branco, de Ramin Bahrani, conto de miséria humana na Índia contemporânea.

Não deixa de ser curioso uma obra sem estrelas de Hollywood e parcialmente falada em hindu estar tão bem posicionada no top diário da Netflix, que a produziu. O filme é um competente drama social realizado com uma ironia cortante e um humor negro afiado. Zona de Perigo, do sueco Mikael Håfström, filme de guerra com laivos de sci-fi e no qual se encontra a estrela da Marvel Antonhy Mackie, também foi um dos campeões de janeiro. Uma história que nos transporta até 2036, quando os EUA jogam importante papel numa guerra no Leste Europeu e na qual os protagonistas são humanoides e drones. Trata-se de um espetáculo ruidoso e meramente bélico, um exemplo de mau entretenimento.

No top 10 há umas semanas está o filme juvenil brasileiro Pai em Dobro, de Cris D"Amato, uma comédia, também da Netflix, sobre uma adolescente que tenta descobrir quem é o seu verdadeiro pai.

No que toca aos clubes de vídeo das diversas operadoras, entre a NOS e a MEO os resultados não são muito diferentes. Segundo a NOS, há uma aposta do público em obras inéditas. Emma, de Autumn de Wilde, e The Roads not Taken, de Sally Potter, estão entre os mais vistos. O primeiro explica-se pela popularidade da sua estrela, a atriz Anya Taylor-Joy, enquanto o segundo é uma verdadeira surpresa: o novo filme da realizadora de Orlando é uma história sobre realidades paralelas na qual se destaca um elenco com Elle Fanning, Salma Hayek e Javier Bardem.

Mas nos mais populares destacam-se Greenland - O Último Refúgio, filme-catástrofe com Gerard Butler, e Tenet, de Christopher Nolan, que foi também mais visto nos cinemas depois da pandemia. Ambos os títulos taco a taco com Listen, de Ana Sousa Rocha, o drama humano rodado em Londres, igualmente no top dos alugueres no MEO Videoclube, prova de que há uma vontade do público em encontrar cinema nacional de qualidade. O mesmo videoclube que tem ainda como mais vistos Greenland e Tenet. A surpresa acaba por ser o aparecimento de um título como A Caçada, de Craig Zobel, exercício de cinema político disfarçado de thriller no qual se encena um grupo de americanos de extrema-direita a caçar seres humanos como divertimento. Uma subversão que chegou a criar celeuma na administração Trump...

A par desses títulos, de referir alguns filmes de animação nos tops, mostrando a importância dos filmes de família. Nesse aspeto, na Disney +, mesmo sem tabelas de preferências, é mais do que óbvio que Soul - Uma Aventura com Alma, de Pete Docter e Kemp Powers, esteja no topo de visionamentos para os assinantes desta nova plataforma. Tal como a Disney +, também se desconhece os níveis de popularidade dos filmes de plataformas como a Prime Video ou a Apple TV.