Humorista francês com "alma de brasileiro" inicia digressão em Portugal
O que não pode faltar na casa de um brasileiro? Fruteira de três andares - onde é aceitável colocar legumes - um cachorro caramelo, copos americanos, jarro em forma de abacaxi, filtro de barro, botijão de gás com capa de crochê e calendários de padaria. A classificação é de um europeu, que trocou a França pelo Brasil: Paul Cabannes, humorista francês com “alma de brasileiro”, que inicia uma digressão em Portugal na quarta-feira (15).
Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, Paul mudou-se para o Brasil há quase uma década. “O plano era iniciar uma vida nova, uma aventura nova de vida, uma experiência para me enriquecer como ser humano”, relata ao DN. Começou como professor de francês, profissão aliada com outros trabalhos, como vendedor e até mesmo cabeleireiro. “Jamais imaginava que seria um comediante”, confessa.
O que começou como uma brincadeira, principalmente pelas piadas baseadas nas diferenças culturais, hoje é o ofício, que desempenha com alegria - literalmente. “Logo que cheguei no Brasil fiquei muito agradado pelo humor em todas as interações sociais e por ser um povo muito gentil e engraçado”, pontua.
Com o show “Alma de Brasileiro”, Paul percorreu dezenas de cidades brasileiras nos últimos meses. Nesta semana, o francês desembarca em Portugal, onde vai percorrer o país com apresentações em sete cidades a partir desta quarta-feira em Coimbra. O calendário contém concertos no Porto, Guimarães. Braga, Albufeira, Aveiro e Lisboa.
“A expectativa é muito grande, eu adoro fazer shows para brasileiros fora do país, mas também quero muito conhecer Portugal de norte a sul”, conta. Paul apresentou-se em Lisboa apenas uma vez, em 2019. Nesta digressão, quer aproveitar para conhecer melhor a cultura local e o público, que também inclui portugueses.
Em Portugal, o francês garante que os brasileiros, em especial, vão poder matar um pouco da saudade de casa A diferença é que será a partir da perspetiva de um imigrante, mas que ama tanto o Brasil quanto os que nasceram na pátria brasileira.