Filme "Abandonados" volta a ser distinguido. Recebe prémio de Direitos Humanos nos EUA
Com a realização de Francisco Manso, Abandonados recebeu o prémio de Direitos Humanos no Detroit Independent Film Festival, nos EUA. Este é já o oitavo prémio que o filme recebe, depois de ter sido distinguido em festivas de cinema no Canadá, Alemanha, Japão e Itália.
Com argumento de António Monteiro Cardoso, o filme retrata "uma história esquecida de coragem e de sacrifício sobre-humano durante a invasão japonesa em Timor-Leste, ocorrida em 1942", durante a Segunda Guerra Mundial.
Abandonados estreou-se no cinema no passado mês de julho, tendo sido também exibido pela RTP, mas em formato de série, numa versão mais longa.
O filme fala na aliança inédita criada entre portugueses, timorenses e australianos contra um inimigo comum, o ocupante japonês.
A história gira à volta do tenente português Manuel Pires, interpretado por Marco Delgado, então administrador de Baucau, que tentou retirar o maior número possível de timorenses, portugueses e australianos do território, perante a entrada das forças japonesas.
Estima-se que, nessa altura, em Timor-Leste tenham morrido cerca de 50 mil pessoas, entre os quais portugueses.
"O que se passou em Timor-Leste, a invasão japonesa, que durou três anos até ao fim da guerra, foi terrível. Houve um conjunto de atrocidades e de violência sobre as populações e sobre a administração portuguesa. Aquelas pessoas ali foram completamente abandonadas. E, portanto, nesse sentido, esta história é completamente universal e atual. Hoje em dia vemos o que se passa com os países a invadirem-se uns aos outros e as desgraças humanitárias que nos assolam. Este filme acaba por ter esse significado", explicou Francisco Manso em declarações à TSF.
Com mais este prémio, o oitavo, o realizador espera que o filme tenha mais visibilidade, de modo a que mais pessoas conheçam este episódio da história de Portugal.
"Já passou no Cinema City em Alvalade, mas a minha intenção é que volte a ter um circuito, até pelo facto de ter tido estes prémios todos nestes festivais. Esperemos que agora possa haver outra visibilidade, até porque até o tema e a história merecem que as pessoas o conheçam", adiantou à rádio.
Além de Marco Delgado, o elenco de "Abandonados" - filme que se baseia no livro "Timor na II Guerra Mundial - Diário do Tenente Pires" (2007), do historiador António Monteiro Cardoso -, conta com António Pedro Cerdeira, Virgílio Castelo, Luís Esparteiro, Elmano Sancho, Joaquim Nicolau e Vítor Norte.