A pianista Yulianna Avdeeva irá atuar a 21 de julho.
A pianista Yulianna Avdeeva irá atuar a 21 de julho.D.R.

Festival internacional de piano de Oeiras começa a 30 de junho e tem entrada gratuita

Todos os domingos, entre 30 de junho e 28 de julho, Carnaxide, em Oeiras, vai acolher a sétima edição do festival internacional de piano.
Publicado a
Atualizado a

O Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, vai receber pianistas de renome internacional para a sétima edição do festival de piano de Oeiras. Todos os domingos entre 30 de junho a 28 de julho serão vários os pianistas internacionais que irão atuar em concertos gratuitos.

O jovem pianista de 20 anos Yoav Levanon, que a revista francesa Diapason afirmou “ter tudo para se se tornar um dos maiores pianistas deste século” vai marcar. Também a pianista russa Yulianna Avdeeva, prémio Chopin, e a sul-coreana Yeol Eum Son, laureada no concurso internacional Tchaikovsky para jovens pianistas, vão tocar no festival. Piotr Anderszewski, que a Gulbenkian apresenta como “um dos maiores pianistas do nosso tempo”, e Teresa Palma Pereira, premiada em concursos internacionais que é também a diretora artística deste festival.

“Nos roteiros internacionais, o festival de Oeiras passou a ser associado a recitais que, para além da excelência técnica dos executantes, têm na emotividade das interpretações a sua imagem de marca”, explica a diretora artistica.

De Bach a Bartók

O primeiro dia do festival, 30 de junho, contará com um recital da própria Teresa Palma Pereira, no qual irá tocar Mozart, Chopin, Liszt, Albéniz e Tchaikovsky, terminando com a Sherezade de Rimsky-Korsakov.

No dia 7 de julho será a vez de Yeol Eum Son, que apresentará no auditório de Carnaxide um programa com várias peças de pianistas que também foram compositores, como Alicia de Larrocha, Paderewski, Weissenberg, F.Gulda, Wild e Rachmaninov.

A 14 de julho tocará Yoav Levanon um programa composto por peças de Bach, Chopin.  A pianista Yulianna Avdeeva atua no dia 21 de julho, interpretando Chopin e Liszt. Para além deste concerto, Yulianna Avdeeva será, juntamente com Teresa Palma Pereira, responsável pelas masterclasses deste festival direcionadas a jovens pianistas e alunos avançados de escolas de vários continentes.  

O encerramento do festival caberá ao pianista Piotr Anderszewski no dia 28 de julho.  O seu programa relacionará Beethoven, Szymanowski, Bartók e Bach. 

A entrada no festival é gratuita, requerendo apenas inscrição prévia (ver em  https://www.fipoeiras.com). 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt