Especialista mundial em Egiptologia apresenta descobertas recentes em Lisboa
O professor Zahi Hawass, um dos maiores especialistas mundiais em Egiptologia vai estar na Universidade Nova de Lisboa este sábado para falar sobre as "Descobertas recentes sobre as pirâmides, Tutankhamon e a Cidade Dourada".
A vinda a Lisboa de Zahi Hawass, que também é Doutor Honoris Causa pela Universidade Nova desde 2011, foi promovida pela Embaixada da República Árabe do Egito em Portugal, em colaboração com a NOVA, no âmbito do lançamento do Ano do Turismo Egito-Portugal 2025.
A palestra insere-se nas comemorações do 50.º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e o Egito.
Zahi Hawass, segundo comunicado da NOVA, liderou projetos de arqueologia em locais emblemáticos como o Vale dos Reis, Saqqara e Gizé e, em janeiro de 2023, descobriu "uma tumba em Saqqara que poderá conter a múmia mais antiga e completa encontrada no Egito. No ano passado, revelou novos túmulos e artefactos em Luxor, proporcionando novas perspetivas sobre períodos menos explorados da história egípcia", lê-se na nota.
Doutorado em Egiptologia pela Universidade da Pensilvânia, Hawass também foi Ministro das Antiguidades do Egito, e foi nessa qualidade que autorizou as primeiras escavações realizadas por investigadores da Nova no Egito, explica a Universidade Nova.
A palestra aberta do professor Zahi Hawass realiza-se no Auditório da Reitoria da NOVA, às 17 horas deste sábado, e a entrada é livre mediante inscrição prévia no site da Universidade.