Trabalhadores ultima pormenores da passadeira vermelha para o Festival de Cannes
Trabalhadores ultima pormenores da passadeira vermelha para o Festival de CannesMOHAMMED BADRA/EPA

Dress code. Cannes proíbe nudez e trajes volumosos na passadeira vermelha

Festival de Cinema de Cannes começa esta terça-feira com regras mais apertadas no código de vestuário, com a nudez a ser proibida na passadeira vermelha e "em qualquer outra área do festival".
Publicado a
Atualizado a

Começa esta terça-feira o desfile de estrelas na 78ª edição do Festival de Cinema de Cannes, mas este ano as regras de vestuário estão mais apertadas. "Por razões de decência, a nudez é proibida na passadeira vermelha, bem como em qualquer outra área do festival", anunciou a organização.

A decisão surge depois de Bianca Censori ter desfilado com um vestido transparente ao lado do rapper Kanye West na "red carpet" dos Grammys, no passado mês de fevereiro. 

Mas as proibições não se ficam por aqui. Também não são permitidos "trajes volumosos, nomeadamente com uma grande cauda, que impeçam o bom desenrolar da circulação dos convidados e dificultem a ocupação dos lugares" no Grand Théâtre Lumière.

A organização do certame cinematográfico refere ainda que as equipas de acolhimento do festival "serão obrigadas a proibir o acesso à passadeira vermelha a qualquer pessoa que não respeite estas regras".

A comunicação do festival explicou à Associated Press que a atualização do código de vestuário “tornou explícitas certas regras que estão em vigor há muito tempo”.

“O objetivo não é regular o vestuário em si, mas proibir a nudez total na passadeira vermelha, em conformidade com o quadro institucional do evento e com a legislação francesa”, justificou o departamento de comunicação de Cannes.

Resta esperar para ver se as regras irão ser respeitadas pelas estrelas do cinema mundial que vão desfilar no festival de cinema, que decorre até 24 de maio.

Trabalhadores ultima pormenores da passadeira vermelha para o Festival de Cannes
Cannes: Um festival que valoriza as memórias

O código de vestuário do certame indica ainda que, para as estreias a partir das 19:00 no Grand Théâtre Lumière do Palais, "é obrigatório o uso de traje de noite (vestido comprido, smoking)". Em alternativa, recomenda um “'vestidinho preto', um vestido de cocktail, um fato de cor escura, um top elegante com calças pretas", assim como "sapatos elegantes e sandálias com ou sem salto (não ténis)".

Para os homens, o festival fala em "fato preto ou azul-marinho com laço ou gravata de cor escura". "É proibida a utilização de sacos de viagem, mochilas ou sacos grandes durante as projeções de gala", lê-se ainda no "dress code".

Esta não é a primeira vez que são determinadas regras de conduta, tendo sido proibidas, em 2018, as selfies, consideradas "grotescas" pelo diretor do Festival de Cinema de Cannes, Thierry Frémaux.

Trabalhadores ultima pormenores da passadeira vermelha para o Festival de Cannes
Robert De Niro vai receber prémio de carreira no festival de Cannes

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt