Yuri Butusov era um dos diretores de teatro mais prestigiados na Rússia.
Yuri Butusov era um dos diretores de teatro mais prestigiados na Rússia.FOTO: Teatro Vakhtangov

Diretor de teatro russo Yuri Butusov morre por afogamento aos 63 anos

Era um dos mais prestigiados profissionais do teatro na Rússia. Morreu na Bulgária, onde se tinha exilado após o início da guerra na Ucrânia.
Publicado a
Atualizado a

O russo Yuri Butusov, um dos diretores de teatro mais prestigiados do país, morreu esta segunda-feira, 11 de agosto, aos 63 anos, por afogamento na Bulgária, informou o site Medusa, que cita vários colegas.

Exilado após o início da guerra na Ucrânia, Butusov estava atualmente de férias com a família nas margens do Mar Negro, avançou o atual diretor do Teatro Vakhtangova, Kiril Krok.

Vencedor seis vezes da Máscara de Ouro, recebeu o último prémio em 2021 por um espetáculo baseado numa peça do escritor sueco Henrik Ibsen.

Nascido em Leningrado, trabalhou no Teatro Lensovet de 1996, onde o dirigiu até 2004, e depois de 2011 a 2018, quando então dirigiu o Teatro Vakhtangova.

Ao longo de sua carreira de sucesso, também trabalhou em teatros como o Satirikon — onde estreou peças como Ricardo III e Rei Lear —, Tchekhov e Pushkin, além de encenar peças em países como Dinamarca, Noruega e Coreia do Sul.

Butusov deixou o cargo de diretor do Teatro Vakhtangova em novembro de 2022, enquanto estava em Paris, e depois trabalhou nos países bálticos.

Várias personalidades da cultura russa, entre os quais diretores, escritores, atores, músicos e roteiristas, emigraram após o início da campanha militar russa na Ucrânia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt