Coliseu Micaelense anuncia programação para 2025 com música, dança e novas parcerias
“Se existe atividade cultural na promoção da identidade cultural de cada comunidade é porque existe público. Sem ele, o vazio na cultura é um dado adquirido. Pois é para ele que trabalhamos e dedicamos o nosso tempo a entender as suas necessidades e o seu propósito”, afirmou a presidente do Conselho de Administração do Coliseu Micaelense, Cila Simas, durante a cerimónia da apresentação da programação da sala de espetáculos em Ponta Delgada. E 2025 vai trazer música, cinema, dança e novos projetos até à ilha de São Miguel, nos Açores.
Uma das novidades deste ano é a nova parceria com Associação Sara Carreira que pretende oferecer bolsas de estudos a jovens açorianos para “concretizarem os seus sonhos” em qualquer área, desde a medicina à música. A bolsa pagará o alojamento e os estudos nas faculdades dos alunos bolseiros. Todos os jovens dos 12 aos 21 anos podem inscrever-se neste programa. “É uma causa muito querida e nós continuamente vamos refazendo estas ações de solidariedade”, afirmou na cerimónia o cantor Tony Carreira, cuja filha Sara, falecida em 2020 aos 21 anos, num acidente de automóvel, dá nome à associação.
Outra grande novidade é o festival Ibero Americano de Cinema nos Açores que está a ser desenvolvido pelo Coliseu Micaelense. “Acredito que as culturas, por mais diferentes que sejam, não podem ter fronteiras e propriedades”, refere em vídeo Paulo Mendonça, vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema.
Outros destaques da programação
A temporada de 2025 começará com um concerto este sábado do cantor Paulo de Carvalho, que celebra 60 anos de carreira. A programação irá contar ainda com um espetáculo comemorativo dos 50 anos de carreira da atriz Rita Ribeiro no dia 14 de fevereiro, um concerto do cantor Tiago Bettencourt no dia 8 de março e a celebração dos 55 anos de carreira de Carlos Alberto Moniz no dia 25 de abril.
Para celebrar os 108 anos do Coliseu Micaelense, a banda portuguesa The Lucky Dukies irá atuar a 10 de maio. Já para assinalar a parceria com a associação Sara Carreira, está programada a festa do Emigrante com os concertos de Tony Carreira, David Carreira e Mickael Carreira, o pai e os irmãos da cantora.
A 30 de maio está programado o concerto dos Gipsy Kings. E a parceria com o Teatro Tivoli BBVA leva ao palco do Coliseu o espetáculo Luxuria da companhia de dança Barcelona Flamenco Ballet.
De 6 junho até 31 agosto o Salão Nobre irá receber a exposição Bem-vinda sejas Amália da Fundação Amália Rodrigues. Ainda na área das artes, haverá uma exposição de fotografias de músicos de rua de 29 setembro a 5 outubro.
No dia 5 de outubro irá atuar o cantor brasileiro Ney Matogrosso. Já a 7 de novembro está programado o concerto de Nena.
Segundo Cila Simas, o mês de dezembro está sempre reservado para eventos corporativos, festas de natal e convívios solidários. “O Coliseu Micaelense existe por todos e para todos em prol da cultura, na formação de novos públicos, no serviço educativo, na promoção cultural e turística e assumidamente na responsabilidade social que evoca a dedicação, e o saber fazer na partilha de conhecimento”, termina a presidente do Conselho de Administração do Coliseu.
Para encerrar a cerimónia, o presidente da Câmara de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, sublinhou como esta programação do Coliseu Micaelense permite uma democratização da cultura, levando-a até aos açorianos que não têm a possibilidade de sair da ilha. “O Coliseu tem vindo a afirmar-se. Aos poucos está a ser reconhecido a nível nacional e até mesmo já com muitas empresas internacionais”, acrescenta.