Atriz Emilie Dequenne morre de cancro raro aos 43 anos
A atriz belga Emilie Dequenne, morreu no domingo, aos 43 anos, vítima de um cancro raro. A notícia foi dada pela família e pelo agente da atriz, que revelou, em outubro de 2023, ter sido diagnosticada com um cancro raro da glândula suprarrenal, um carcinoma adrenocortical.
Emilie Dequenne morreu no hospital Gustave Roussy de Villejuif, nos arredores de Paris.
Pela sua interpretação, quando tinha 17 anos, em "Rosetta", dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, foi distinguida com o prémio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. Foi, aliás, com este filme que se deu a conhecer como uma promessa no cinema europeu.
Em 2024, informou que a doença estava em remissão, mas, no final desse ano, a atriz belga admitiu que o seu estado de saúde tinha sofrido um retrocesso.
Em 2021, foi galardoada com um César de Melhor Atriz Secundária pelo papel que interpretou em "Amores Infiéis" de Emmanuel Mouret.
"O Pacto dos Lobos", "Au revoir là-haut", "Les hommes du feu" e "Close" foram outros projetos cinematográfico em que participou.
"Todos nós fomos marcados pelas suas interpretações profundamente comoventes em papéis poderosos. O cinema francófono perdeu, demasiado cedo, uma atriz talentosa que ainda tinha muito para oferecer", destacou a ministra da Cultura francesa Rachida Dati numa mensagem na rede social X.