Homens são mais solidários com mulheres de saltos altos

Nicholas Guéguen descobriu que a altura do salto de uma mulher exerce uma enorme influência no comportamento dos homens.

Já se sabia que os saltos altos alteram a forma como uma mulher anda: os passos são mais curtos, a postura é mais direita e as ancas balançam mais. A novidade, segundo um estudo agora publicado, é que esta imagem tem uma forte influência no comportamento masculino. Segundo Nicholas Guéguen, o responsável pela experiência, os homens são mais solidários com mulheres de saltos altos. E a solidariedade aumenta na medida do tamanho do salto.

Para comprovar a sua teoria, o investigador da Universidade de Bretagne, mandou uma jovem de 19 anos para a rua e pediu a 90 homens que respondessem a um inquérito simples. A jovem usou, alternadamente, sapatos rasos, sapatos com saltos de 5 cm e sapatos com saltos de 9 cm de altura. 83,3% dos homens aceitaram responder quando a jovem usava os saltos mais, 63,3% com saltos médios, e apenas 46,7% quando usava os sapatos rasos. Por outro lado, só 33% das mulheres aceitaram responder, independentemente da altura do salto.

Outro parâmetro testado por Guéguen foi a simpatia. Noutra experiência, o investigador observou como 180 homens e 180 mulheres reagiam a quatro jovens mulheresquando estas deixavam cair uma luva no chão. As jovens tinham a mesma altura e peso, mas calçavam sapatos com saltos de tamanhos diferentes.

Resultados? 93% dos homens tentaram devolver a luva às mulheres de saltos altos e apenas 62% às outras. Apesar de as mulheres também darem mais atenção às jovens de saltos altos, a percentagem de ajuda foi muito inferior à dos homens: 52% devolveram a luva à mulher de saltos altos e apenas 43% devolveram às mulher sem saltos.

Por fim, Guéguen testou a sua experiência num bar. Desta vez, para saber se os saltos influenciavam a decisão de abordar uma mulher. Mais uma vez, aparentemente, sim: os homens demoraram 7 minutos a aproximar-se de uma mulher com os saltos de 8,5 centímetros e 13 minutos para as outras.

Para Guéguen, a explicação está na diferença na forma de andar. "Os resultados mostraram que os saltos altos são associados a uma maior sensualidade, atração física, beleza e vontade de marcar um encontro", diz.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG